Total de visualizações de página

sexta-feira, 13 de setembro de 2019

DIBS É O EXEMPLO - Antonio Baracho



            O desenvolvimento da criança é, sem dúvida, uma das maiores preocupações dos psicólogos no seu afã diário com esta ciência complexa, que nos desafia a cada passo. Para compreender os segredos, é inevitável tanto para os leigos e também psicólogos, a leitura do livro DIBS: Em Busca de Si Mesmo, de autoria da psicóloga Virgínia M. Axline, através da tradução modelar da Professora Célia Soares Linhares, que, apaixonada pelo conteúdo do livro encantador, transportou-o para o nosso vernáculo a fim de que todos, de maneira indistinta, tivéssemos conhecimento da vida de Dibs, - uma criança excêntrica que não se conhecia a si mesma, sendo, ainda extremamente indócil na convivência com os seus semelhantes. Conseguiu, então, graças ao tratamento que a moderna Psicologia oferece, safar-se da escuridão para a vida plena de luz, e tornar-se um homem sedutor e líder estudantil. Quem operou tal milagre foi a autora, Virgínia M. Axline, que pontifica na Universidade Estadual de Ohio e em Columbus exerce a sua clínica particular, servindo a todos que a procuram, especialmente as crianças, que a atraem de maneira particular, pois, no decurso de seus estudos e trabalho, descobriu na ludoterapia o método plausível de debelar os complexos infantis.

            Li o livro com a maior atenção, pois o assunto empolgou extremamente o meu espírito de psicólogo.

            E, como bem expôs o escritor Leonard Carmichael, "um dos grandes problemas de nossa época tecnológica caracterizada por grandes aglomerados populacionais, é a compreensão autêntica das técnicas que possibilitam mudanças duráveis na personalidade e no comportamento”. Dibs: em busca de si mesmo, como estudo da organização mental e da modificação de atitudes, é importante neste contexto. Está certíssimo o prefaciador do notável livro cuja leitura termino agora, embevecido e orgulhoso pelos sucessos que a
Psicologia alcança.

            O profissional desta área alcançará o seu objetivo por mais obscuro que seja, se ao seu trabalho dedicar-se de corpo e alma, porque nada, neste mundo, está perdido... Dibs é o exemplo.


ANTONIO BARACHO – Poeta, psicólogo.
Membro da Academia Grapiúna de Letras- AGRAL, ocupante da cadeira nº 11.
Tel. (73) 99102-7937 / 98801-1224


* * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário