Total de visualizações de página

quinta-feira, 8 de agosto de 2019

PREMIADA POETA BRASILEIRA ESTREIA COMO CONTISTA - 14/08/2019


Clique sobre a foto, para vê-la no tamanho original

DENISE EMMER convida para o lançamento do livro O cavalo cantor e outros contos, no dia 14 de agosto de 2019, próxima quarta-feira, a partir das 19 horas, na Casa da Leitura (Rua Pereira da Silva, 86 - Laranjeiras - Rio de Janeiro /RJ).

Atenciosas saudações,
Cláudio Aguiar
Presidente do PEN Clube do Brasil
Visite nosso portal: http://www.penclubedobrasil.org.br
E-mail: [/compose?to=pen@penclubedobrasil.org.br]pen@penclubedobrasil.org.br


-------------------

O cavalo cantor e outros contos


A premiada poeta Denise Emmer faz sua estreia como contista. A coletânea, editada pela Espelho D’Alma, traz 11 histórias em que a autora mergulha no realismo mágico. A obra chega às livrarias em agosto.

A carioca Denise Emmer é dos nomes mais importantes da poesia contemporânea brasileira. Uma constatação disso está nos 11 prêmios dados à autora, sendo dois deles concedidos pela Academia Brasileira de Letras (ABL): Olavo Bilac, em 1991, e o Prêmio ABL de Poesia, em 2009. Sem falar no respeito conquistado por ela entre grandes nomes como o do crítico literário Antônio Houaiss (1915-1999) e o do poeta e imortal Ivan Junqueira (1934-2014). Autora de 18 livros (15 deles de poesia, dois romances e uma memória romanceada), a escritora aventura-se agora por um gênero até então inédito para ela, o dos contos. Sua estreia no gênero dá-se com “O cavalo cantor e outros contos” (Espelho D’ Alma),  no qual reúne 11 histórias  cujas narrativas têm, em comum, o estilo conhecido como realismo mágico ou fantástico. O prefácio é do premiado autor Álvaro Alves de Faria, que também assina as ilustrações da obra, e a orelha é do poeta e ensaísta Cyro de Mattos. “O cavalo cantor e outros contos” chega às livrarias em agosto, com noites de autógrafos no Rio (14/08) e em São Paulo (22/08).

O realismo mágico consagrou-se na Literatura dos anos 1960 para cá. E tem no colombiano Gabriel Garcia Márquez (1927-2014) seu sumo pontífice. No Brasil, o estilo tem como principais representantes José J. Veiga (1915-1999) e Murilo Rubião (1916-1991). Mais recentemente, o moçambicano Mia Couto consagrou-se nessa seara. Na história da literatura é comum um autor tornar-se célebre por dominar bem um determinado estilo. O que não o impede de flertar com outros, não necessariamente demonstrando intimidade com eles. O que não é o caso de Denise Emmer. E isso é observado por Cyro de Mattos na orelha do livro. Após evocar os supracitados Veiga e Rubião, ele destaca o quão segura a escritora está no terreno do fantástico: “’O cavalo cantor e outros contos’ é um livro excelente. O seu realismo fantástico, de natureza poética, sobra na belíssima narrativa. É puro brilho de criatividade, rico nas imaginações que encantam”.

Se os contos são regidos pelo signo do fantástico, em relação aos temas, a autora mergulha fundo em questões que  acompanham – e afligem – a alma humana desde tempos imemoriais. “Denise percorre, com esmero, mundos diversos ligados à vida do homem”, atesta Álvaro Alves de Faria no seu prefácio, complementando em seguida: “um zelo quase sempre difícil de se encontrar na literatura brasileira atual”.

São questões como a morte, a falta de comunicabilidade entre os seres (pertinente nesses nossos tempos) e, claro, a solidão. Essa solidão, que, segundo Alves de Faria, “está impregnada em tudo e isso torna a linguagem muito mais apaixonante”. Se os personagens são desprovidos de nomes na sua grande maioria (as exceções são a anciã Alice e o cavalo que dá título ao livro, ora denominado Cinema, ora Morte), por outro lado, são personas plenas de idiossincrasias e características que fazem deles seres comoventes ou assombrosos. Em comum, todos únicos, como cada uma de suas tramas, elaboradas com maestria.

Mais sobre a autora:

Denise Emmer nasceu no Rio de Janeiro. É escritora e musicista. Estreou na Literatura com “Geração estrela”, em 1976, e desde então construiu uma carreira literária que abarca 15 livros de poesia e outros três em prosa (dois deles romances). É detentora de 11 prêmios literários, dentre os quais destacam-se o Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), ganho em 1990; o Prêmio Internacional José Marti, da Unesco, pelo conjunto da sua obra; e dois deles concedidos pela ABL: Olavo Bilac (1991) e o ABL de Poesia (2009). Seu livro “Lampadário” foi editado no Brasil (7 Letras, 2008) e em Portugal (Chiado, 2018). Como musicista e cantora, gravou diversos CDs, dentre os quais “Cinco movimentos e um soneto”, no qual musicou e canta poemas de Ivan Junqueira.

Serviço:

Título: “O cavalo cantor e outros contos”
Autora: Denise Emmer
Editora: Espelho D’Alma
Lançamento: agosto de 2019
Formato:  14 X 21cm
Número de páginas: 96
Preço: R$30

Mais informações:
Christovam Chevalier Comunicação

(21) 9 9177-4761 ou christovam.chevalier@gmail.com


* * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário