Total de visualizações de página

segunda-feira, 8 de julho de 2019

ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS DÁ CONTINUIDADE À SÉRIE ‘MÚSICA DE CÂMARA NA ABL’, COM O CONCERTO DO ‘QUARTETO DE CORDAS DA UFF’



A série “Música de Câmara na ABL” apresenta concerto do grupo “Quarteto de Cordas da UFF”, intitulado “Teuto-brasilidade”. O evento está programado para o dia 9 de julho, terça-feira, às 12h30, no Teatro R. Magalhães Jr. (Avenida Presidente Wilson, 203, 1º andar, Castelo Rio de Janeiro). Entrada franca.

O espetáculo dá continuidade a essa atividade oferecida pela Academia Brasileira de Letras, uma das mais concorridas pelo público e inteiramente grátis. O Presidente da Academia, escritor Marco Lucchesi, fará a abertura da apresentação.

A formação atual do grupo, criado em 1984, é composto pelos instrumentistas Tomaz Soares (1º violino), Ubiratã Rodrigues (2º violino), Jessé Pereira (violista convidado) e David Chew (violoncelista).

Programa


Calimerio Soares
Suite antiga, para quarteto de cordas

Ernst Mahle
Quarteto 1975 C92

Pixinguinha/João de Barro
Carinhoso

Ernst Mahle
Suite “Viajando pelo Brasil”
Eu não vim para ficar (Maranhão)
Menino vá dormir (Sergipe)
Eh, morena (Minas)
São João Dararão (Piauí)
Meu guriabá (Alagoas)
Jacaré (São Paulo)

Tom Jobim/Vinicius de Moraes
Eu sei que vou te amar

Ludwig van Beethoven
Quarteto de cordas em si bemol maior, OP. 18 nº6

Saiba mais

De acordo com os integrantes do grupo, a Universidade Federal Fluminense é a única instituição educacional pública no Brasil a ter em seu quadro funcional um quarteto de cordas com mais de 30 anos de existência, cuja finalidade é difundir obras de repertório universal e brasileiro para esta formação.

O quarteto da UFF foi criado em 1984 e, desde então, a partir de suas várias formações, buscou divulgar, de acordo com seus integrantes, a música de concerto, e realizar um trabalho de pesquisa acerca dos repertórios para formação de público, integrando projetos na própria UFF, como o Festival Conexões Musicais, realizando workshops e master class em outras universidades públicas e se apresentando em espaços culturais, salas de concerto e teatros de Niterói e do estado do Rio de Janeiro.

01/07/2019



* * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário