Total de visualizações de página

domingo, 17 de fevereiro de 2019

INDIANO ABHAY KUMAR LANÇA ANTOLOGIA QUE INCLUI O POETA CYRO DE MATTOS.


Sessenta poetas nacionais estão na antologia bilíngüe New Brazilian Poems/Novos poemas brasileiros, organizada pelo poeta e diplomata indiano Abhay Kumar, que está na capital federal desde 2016, onde trabalha na Embaixada da Índia. Publicada pela editora Ibis Libris, do Rio de Janeiro, a antologia inclui poema do poeta Cyro de Mattos, além dos poetas baianos Myriam Fraga, Antonio Risério, Ruy Espinheira Filho e Roberval Pereyr. O prefácio do livro é assinado por Nicholas Birns, professor de Literatura da Universidade de Nova York nos Estados Unidos.

“Dunas” é o poema do poeta baiano Cyro de Mattos [foto ao lado] que participa da antologia bilíngüe New Brazilian Poems/ Novos Poemas Prasileiros. Foi selecionado do livro Poemas escolhidos/Poesie scelte, da Editora Escrituras, que deu ao escritor Cyro de Mattos o Segundo Prêmio Internacional de Literatura Maestrale Marengo d’Oro, Genova, Itália, para obras inéditas.

Abhay Kumar é autor de oito livros de poesia, incluindo O Senhor dos Oito Olhos de Katmandu e A Profecia de Brasília. Também é o editor de CAPITALS – 100 Grandes Poemas da Índia e Mais 100 Grandes Poemas da Índia. Seus poemas já foram publicados em mais de 60 revistas literárias, incluindo Poetry Salzburg Review e Asia Literary Review. Seu poema “Earth Anthem” foi traduzido para mais de 30 idiomas em todo o mundo. Recentemente, foi convidado para gravar seus poemas na Biblioteca do Congresso, em Washington D.C.

"Por trás da janela/ vejo o país/ que me condena:/ cidades e campos,/ rios e ruas/ na retina./ Prisioneiros somos/ da perspectiva/ que nos afasta/ do que é em nós/ mais terra e sangue./ Por isso nos escondemos/ atrás de mesas executivas,/ folheamos manuais/ de covardia./ Há de chegar o dia/ de dizer/ com orgulho: brasileiro,/ muito prazer”, diz o poema Sou brasileiro, do porto-alegrense José Eduardo Degrazia.

Esse dia chegou para os poetas reunidos na antologia bilíngue New brazilian poems, do diplomata indiano Abhay Kumar, que será lançada hoje, às 19h, na Associação Nacional de Escritores (ANE).

O diplomata, responsável pela edição e tradução dos textos que estão na antologia, reúne 60 poetas para compor essa nova antologia de poemas brasileiros traduzidos para a língua inglesa. “São vários poetas de diferentes regiões do Brasil. De Brasília, há nomes como Nicolas Behr, Climério Ferreira, José Carlos Vieira e Francisco Alvim”, diz Abhay, que é também poeta.

“A poesia brasileira fala muito sobre problemas sociais, problemas cotidianos, além de serem também muito geográficos. Aqui, em Brasília, fala-se muito do cerrado; no Nordeste, mais sobre o sertão, e assim por diante”, conta o indiano.

* * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário