Total de visualizações de página

sábado, 26 de janeiro de 2019

NOSSAS GRANDES FESTAS! - Antonio Nunes de Souza

Com todos os problemas básicos e essenciais deficitários, o brasileiro jamais deixa a sua alegria, jeito festeiro e risonho nos grandes e pequenos eventos que decorrem durante o ano!

Essa é uma verdade bem lastreada e, como rei dos acontecimentos, logicamente não podemos deixar de coroar o nosso deslumbrante, maravilhoso, sensual e pecaminoso CARNAVAL!

Nesse período, que, sorrateiramente, abrange o ano todo, mesmo tendo seus trabalhos do dia—dia, dormem na madrugada, bebem suas “biritas”, mas, no dia seguinte estão a postos nas suas funções! Essa pecha sem sentido de que o baiano é lerdo e preguiçoso já está mais que comprovada que é uma grande mentira!

A grande sedução do carnaval penetra pelos corpos de todas as idades, com uma intensidade profunda, deixando todos eletrizados e frenéticos esperando os dias principais, porém, nos ensaios e shows de lançamentos, pode-se ver e sentir o que será de deslumbrante na hora que o prefeito entregar a chave da cidade ao digníssimo rei Momo. Imagine vocês, depois que são anunciados os trajetos e percursos dos aproximadamente cinquenta trios elétricos, cada um com suas seletas bandas e milhares de decibéis para nos ensurdecer, pulando e cantando na frente do lado ou atrás dos mágicos e gigantescos caminhões.

Estamos prestes a esse evento festivo, onde o folião não tem idade, basta que tenha vontade, para desfrutar mais de uma semana, deixando para descansas depois da folia, tranquilamente tomando suas cervejinhas e contando as suas façanhas que, muitas vezes, ultrapassam as verdades, somente para dar a conotação aos amigos ou amigas, que ainda derruba corações!
  
Com festejos de pós carnaval, as coisas vão rolando para as micaretas e, sem delongas, chegamos ao S. João, festa menos extravagante, porém mais meiga e querida, que não deixa de ser mais uma celebração vigorosa e forte em nosso norte e Nordeste.
 
Na verdade, nos parece que nascemos para bailar e que o trabalho é um complemento entre uma festa e outra, porém cumprido com fidelidade e responsabilidade!

Viva nosso querido povo baiano e do Nordeste, e por que não todos os brasileiros, que com suas mágoas e poucas assistências, levam uma vida séria, honesta e bem vivida nos seus batuques!

Feliz Carnaval para todos com muita harmonia, paz, segurança, muitos amores e bastante alegrias!


Antonio Nunes de Souza, escritor,
Membro da Academia Grapiúna de Letras-AGRAL


* * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário