Total de visualizações de página

segunda-feira, 6 de agosto de 2018

10 DE AGOSTO: DIA DE JORGE AMADO – Língua portuguesa


Clique sobre a foto, para vê-la no tamanho original
(Bahia, 1964 – língua portuguesa)


            Em Lisboa disseram a Luís  Forjaz Trigueiros que na Bahia o calor, além de tórrido, é constante, jamais faz frio. Luís viaja ao Brasil em missão cultural,  pede a Maria Helena que coloque na mala apenas roupas leves. Assim desembarcou desvestido com elegância  para o verão feroz.

            Ora, em lugar de calor senegalês, uma onda fria abateu-se sobre a cidade, frio ainda mais difícil de suportar devido à umidade, o escritor sentiu-se enregelar. Dado que o inverno se manteve, não lhe coube opção senão ir à compra de agasalho. Luís se informou, rumou para a Rua Chile, a de comércio fino e caro de prendas de vestir cavalheiros e senhoras. Deteve-se ante uma loja: ali se exibia a peça exata que buscava para com ela resguardar o peito, evitar o resfriado, a gripe, a pneumonia: Luís Forjaz pretende-se chegado a enfermidades nos brônquios e pulmões, o perigo da gripe o horroriza. De lã, chique,  discreta, na cor preferida, estava à sua espera. Luís adentrou o estabelecimento, o vendedor acolheu solícito, colocou-se a seu serviço.

            - Desejo comprar uma camisola – informou o literato luso, sorrindo com a delicadeza que o caracteriza.

            Não menos delicado o balconista:

            O cavalheiro se enganou, aqui só vendemos artigos masculinos, mas na loja em frente, de artigos para senhoras,  o senhor encontrará variado estoque de camisolas...

            Não tendo entendido, algum engano havia, Luís insistiu:

            - Eu disse camisola...

            - Já lhe disse que não temos. – O caixeiro elevou a voz,  desconfiado que o simpático freguês fosse surdo de nascença.

            - Como não tem, se acabo de ver na montra uma camisola castanha na medida própria?

            - Onde disse ter visto camisola?

            O balconista sentiu-se perdido, além de surto o freguês falava língua desconhecida, nem espanhol, nem francês, menos ainda inglês, dialeto que o rapaz identificava, familiar de sotaques e pronúncias. Não sabendo o que dizer, riu e coçou a cabeça. Um parvo, persuadiu-se Luís Trigueiros, e, sem mais delongas, tomando-o gentilmente pelo braço – aos parvos deve-se tratar com firmeza sem, no entanto abandonar a cortesia -, levou-o até a porta de onde, triunfante,  mostrou-lhe na montra a camisola castanha.

            - Ali está ela, a camisola, quanto vale?

            A risada do rapaz não era mal-educada, mas continha uma ponta de deboche:

            - Ilustre cavalheiro, fique sabendo que em bom português o senhor quer comprar um pulôver marrom igual ao que está na vitrine, não é isso? Por que não disse logo? Um suéter porreta e o preço de arrasar...

            Encontrei Luís no hotel envergando a camisola castanha, ou seja, o pulôver marrom, não sendo ainda o brasileiro competente que viria a ser anos depois devido aos azares da política, o escritor estava indignado:

            - O gajo diz-me duas palavras em francês, uma em inglês e afirma estar falando em português, em bom português.

            - Em nosso bom português, Luís, o do Brasil.

            Hoje Luís Forjaz Trigueiros traça na maciota nosso misturado português de mestiços, mas, para escrever sua prosa escorreita, forte, terna e colorida, conserva-se fiel ao português de Portugal, à língua de Camões.


(NAVEGAÇÃO DE CABOTAGEM)
Jorge Amado
..........

JORGE AMADO - Quinto ocupante da Cadeira 23 da ABL, eleito em 6 de abril de 1961, na sucessão de Otávio Mangabeira e recebido pelo Acadêmico Raimundo Magalhães Júnior em 17 de julho de 1961. Recebeu os Acadêmicos Adonias Filho e Dias Gomes.

* * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário