Total de visualizações de página

quinta-feira, 31 de maio de 2018

HOUVE UM TEMPO - Jose Admiral

Houve um tempo



Houve um tempo de um mundo mais colorido, mas com outros matizes. Eu e meus irmãos éramos crianças e tudo era muito diferente de hoje. E nele (naquele tempo), a minha mãe nos colocava no banho e dizia: "Vamos Sair." E então, ela caprichava escolhendo a roupa mais nova e mandava-nos pentear o cabelo. Geralmente era ao entardecer e íamos, a família inteira, visitar uma "casa de amigos". E COMO ERA CALOROSO aquele "chegar de surpresa". Como eu me sentia bem recebido...

E vale comentar aos mais novos, que nesse tempo que se chegava era de surpresa mesmo! Pois telefone só tinha fixo, era caro e praticamente não tinha em nenhuma casa. Carta avisando, só se fosse num local muito, muito longe. Foi um tempo que televisão era coisa da capital, e carro então, era um bem acessível a poucos. Mas isso não era problema. Toda a família ia a pé, alegre e ansiosa pra chegar. As visitas eram inesperadas, mas no final, tudo "funcionava feito um reloginho". Lembro-me de ouvir a frase mágica da satisfação pela visita: "O café está na mesa." E não era só café, tinha bolo, pão de queijo, queijo fresco, pão de sal, manteiga, doces e até suco de fruta colhida do pé.

Lembro-me de ouvir palavras que hoje estão em total desuso, como "Comadre e Compadre". Essas palavras acompanhavam o senso da felicidade das conversas animadas, e eram a solidez e a estabilidade que o ambiente exalava. Recordo também da alegria de recebermos visitas em nossa casa, de ver minha irmã mais velha preparando a mesa e café.

Bem, esse tempo simplesmente já não existe mais. Foi-se a época daquela cidadezinha pacata do interior, que todo mundo se conhecia e que as portas e janelas ficavam abertas o dia todo. Tenho a lamentar é que esse tempo passou... Foi-se a imagem da cidadezinha, das ruas, do coreto, da praça, dos jardins e do flamboyant enorme florido. Foi-se também a imagem da menina brejeira que se debruçava na janela, era ela que sonhei um dia namorar. Só resta a foto do passado esmaecido na memória de um tempo que no seu bojo traz uma infinita saudade, e que foi intensamente vivido e que jamais será esquecido.

Hoje sinto que o meio em que vivo está tentando me transformar em autodidata da solidão, com Cursos Intensivos de Televisão, DVD, Netflix, Mídias Sociais ou outros meios de comunicação.
Mas, solidão é, definitivamente, o que eu não quero pra minha vida. Eu prefiro mesmo é uma conversa "tete-à-tete", à uma mensagem do WhatsApp. Quero manter para o resto de minha vida, o espírito da "visita de Surpresa". Quero ser alguém que interaja e que seja capaz de tocar o coração das pessoas. Por isso, sei que bem do fundo do meu coração, eu tenho uma imensa fome e sede de gente e de vida.

 "Gotas de Crystal" <ppscrystal@yahoo.com.br>


* * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário