Total de visualizações de página

segunda-feira, 7 de maio de 2018

APROXIMA-SE O SÃO JOÃO! – Antonio Nunes de Souza


Aproxima-se o São João

Como o povo brasileiro, principalmente o nordestino, é adepto fervoroso do S. João e S. Pedro, mesmo ainda faltando mais de um mês para os festejos, todos já estão preparando suas suntuosas quadrilhas, contratando suas bandas, trios, sanfoneiros, etc., para que suas cidades brilhem e ofereçam aos turistas e nativos, grandes e inesquecíveis comemorações!

Inegavelmente, talvez seja a festa mais simpática, divertida com humildade, percebe-se uma grande confraternização sem lidar com os preconceitos habituais. As misturas são benéficas, pois todos se vestem com roupas simples, mostrando no geral uma igualdade que faz gosto e muita alegria!

Pena que hoje, pelos crescimentos das cidades, trânsito, postes e fiações, não é mais possível se ver em cada porta de casa uma fogueira com suas brasas e labaredas, assando milhos, batatas doces e esquentando os corpos daqueles que delas se cercavam. Pular fogueira e se tornar compadre e comadre era uma beleza. E, muitas vezes era uma maneira de começar um namoro!

Os fogos eram lindamente coloridos, os foguetórios sempre assoviando no céu, os pistolões a pipocar sem parar, as crianças brincando com “chuvinhas e cobrinhas”, enquanto as moças se divertiam soltando “rodinhas ou pistolas com balas coloridas”!

Não podia faltar, em nenhuma hipótese a soltura de alguns balões de pequenos tamanhos e menos perigosos que os monstrengo atuais, que saiam singrando pelo céu, alcançando alturas de porte médio! Tudo isso era visto com harmonia, alegria e naturalidade, com a abrangência e sorrisos dos avós até os pequeninos netinhos!

Deixei transparecer umas lembranças nostálgicas que, com certeza, jamais abandonarão a minha velha mente!

Vamos continuar nossas comemorações folclóricas e tradicionais, todos com os olhos brilhando de satisfação, dançando os forrós quer seja o de pé de serra, como os universitários. O importante é sentir os requebrados das cadeiras das meninas, a esfregação que faz parte da coreografia e, se possível, depois de um licorzinho de jenipapo, possa fazer as coisas esquentarem mais os desejos ardentes!

“Feliz São João minha gente querida! Não esquecendo que, daqui há alguns dias será a vez do amado e velho São Pedro, o padroeiro das viúvas!

Antonio Nunes de Souza, escritor
Membro da Academia Grapiúna de Letras-AGRAL


* * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário