Total de visualizações de página

sexta-feira, 6 de abril de 2018

DOM CESLAU STANULA – Páscoa. Magistério da Igreja




Páscoa
Depois de uma vivencia profunda do Mistério da Salvação durante a Semana Santa e principalmente do Tríduo Santo, estamos na Páscoa. Ecoa em todos os recantos do orbe o desejo: FELIZ PÁSCOA.

Páscoa é a maior festa para o cristão, a comemoração da Ressurreição do Cristo e a nossa. 

Porque a comemoração da Páscoa não tem a data  fixa, como por exemplo, o Natal?

Antes de os cristãos comemorassem a Pascoa,  faziam-no os judeus. Eles comemoravam a saída da escravidão do Egito, que coincidiu com a primavera no mês  judaico nissan, que corresponde no nosso calendário entre o fim de março a meados de abril.

Os Cristãos dando o outro sentido a Páscoa, mas  seguindo a data,  fixaram-na para o 1º domingo depois da primavera no hemisfério norte, ou outono no hemisfério sul, que cai entre 22 de março a 25 de abril. Por isso a Páscoa não tem a data  fixa no calendário nosso.

Que Cristo Ressuscitado ilumine a sua e a minha vida. Uma excelente  noite. Com a benção e oração.

Dom Ceslau

====
04/04/2018
O Magistério da Igreja

Depois da Semana Santa voltamos ao nosso estudo sobre o magistério da Igreja. O Magistério da Igreja pode ser (como já vimos) ordinário e extraordinário. O extraordinário se desenvolve por meio dos Concílios Ecumênicos e as nossas Conferências Latino Americanas, às quais dedicamos bastante tempo, principalmente para Aparecida.

O Papa no seu Magistério Ordinário se serve de muitas formas. Além das suas homilias, reflexões semanais nas audiências gerais  ensina ainda por meio de: Encíclicas, Exortações Apostólicas, Cartas Apostólicas, Bulas etc. Cada um destes documentos tem o seu valor e peso doutrinário variado, mas todos são um ensinamento ordinário do Papa. Lembro: o Magistério da Igreja não trata das ciências humanas, mas da transmissão autentica da Palavra de Deus para fortalecer a nossa fé.

Com a minha oração e benção, uma noite tranquila e de muita paz.

Dom Ceslau.

====
05/04/2018
Encíclica

Encíclica (vem da palavra latina  encyclicus,a,um - que significa circular, que  circula). 

É uma comunicação escrita papal, um documento pontifício, dirigido aos bispos de todo o mundo e, por meio deles, a todos os fiéis.

O termo ‘Encíclica’ foi introduzido pelo Papa Bento XIV (1740-1758).

A encíclica é usada pelo Papa para exercer o seu magistério ordinário.

Geralmente as encíclicas se dirigem Arcebispos, Bispos, Presbíteros, e fiéis, mas pode estender-se,  como o fazem os últimos papas desde o João Paulo II, a todo o "homem de boa vontade"

A Encíclica trata de matéria doutrinária em variados campos: fé, costumes, culto, ecologia, doutrina social, etc.

Com a benção e oração, uma repousante noite. Que os Anjos velem sobre o seu sono.

Dom Ceslau

* * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário