Total de visualizações de página

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

ENTRE A RELIGIÃO E A CIÊNCIA É O NOVO LANÇAMENTO DO AUTOR JOSÉ ALVES VIEIRA

Por Shirley M. Cavalcante (SMC)

José Alves Vieira nasceu em 8 de abril de 1956, filho de Jerônimo José Cabral e Agostinha Martins Cabral, ambos já falecidos; foi trabalhador rural e professor de ensino fundamental. Casado com Neusa Mariana de Sousa Vieira,Vieira é pai de Viviane, Nilton e Willian (in memoriam); avô de Vanessa, Andressa, Alana e Daniel. Advogado, atua na área do Direito do Consumidor.
Autor do livro “Entre a Religião e a Ciência – A Verdadeira Origem do Homem”, há 17 anos exerce o cargo de assessor jurídico no PROCON de Rio Verde,no estado de Goiás.

“Penso que a evidência maior ainda é o conflito; são conflitantes por natureza, pois tanto a ciência quanto a religião são conduzidas por homens e mulheres entre os quais a maioria defende, acima de tudo, os interesses pessoais ou corporativos.”

Boa Leitura!

Escritor José Vieira, é um prazer contarmos com a sua participação na Revista Divulga Escritor. Como surgiu o gosto pela área filosófica?

José Vieira - Primeiramente, é bom definir o que é filosofia. Segundo a definição mais simples, é “amor à sabedoria”. A filosofia consiste no esforço para entender a própria existência e o mundo à nossa volta, bem como os valores que a sociedade considera politicamente corretos. A Bíblia talvez seja a fonte filosófica mais completa, de onde se pode extrair conhecimentos de infinitos seguimentos, não só religiosos, mas de toda natureza nas relações humanas. Comecei a estudar a Bíblia muito cedo; inicialmente, pela fé, depois de forma racional, o que me permitiu questionar contradições e comparar a lógica das coisas com os contextos bíblicos, históricos e científicos. Não me considero um filósofo, meu conhecimento é limitado e superficial; gosto de pensar em outras dimensões.

Quais os principais objetivos a serem alcançados por meio do seu livro “Entre a Religião e a Ciência”?

José Vieira - O objetivo central é mostrar um caminho, onde a ciência e a religião possam caminhar juntas; é provar que existe compatibilidade entre a religião e a ciência, ou seja: a fé e a razão são compatíveis. Pode parecer ousadia de minha parte, considerando que existem muitos filósofos, cientistas e religiosos se esforçando para provar o contrário, mas eu também me esforcei para apresentar argumentos lógicos, que tenham fundamentos, tanto bíblicos quanto científicos. Se para a religião, tudo existe a partir da criação de Deus, e para a ciência tudo existe a partir do BigBang e a evolução, minha proposta é que Deus, para executar seu projeto de criação, tenha empregado todos os métodos apontados pela ciência, como explosão, expansão e evolução para, finalmente, introduzir o homem no planeta terra.

Apresente-nos a obra.

José Vieira - Entre a religião e a ciência apresenta-se uma possibilidade intermediária da origem do homem, mesclando as teorias religiosa e científica, criação e evolução, num contexto simples e objetivo que demonstra que – embora a origem do Universo, do planeta Terra e do homem não tenha ocorrido exatamente como se apresenta no relato bíblico – não se pode afastar a certeza de que tudo que compõe o Universo,ou seja,as galáxias, os planetas, os seres vivos, inclusive o homem,surgiu a partir de uma grande quantidade de energia da antimatéria, ou energia cósmica, que tem como origem o Criador, independentemente do método utilizado na construção, seja criação, evolução ou os dois simultaneamente ou não.Tudo o que se materializou foi pela vontade de Deus. O Autor da vida utilizou o processo evolutivo e criativo para materializar o imaterial, formar o Universo, o planeta Terra e torná-lo habitável, para introdução do homem por meio da materialização do espírito pela encarnação, bem como apresenta uma parte de ficção, como a origem do Jardim do Éden e o nascimento e casamento de Adão e Eva.

Apresente-nos alguns tópicos do sumário.

José Vieira –
Origem da Terra segundo a Bíblia – criação;
Origem da Terra segundo a Ciência – evolução;
Contradições da teoria da criação;
Contradições da teoria da evolução;
Compatibilidades entre as teorias da criação e evolução;
Matéria-prima do corpo humano;
O homem e o pecado original;
A escala do Bem e do Mal;
Predestinação;
Morte, um mal necessário;
Introdução do homem na Terra;
Introdutores dos seres humanos no planeta;
Céu – Monte Santo de Deus;
Inferno – oposição ao Céu;
Planeta Terra – pequena amostra do paraíso;
Planeta Terra, uma pequena amostra do inferno;
Quando o Mal serve ao Bem;
Anjos e demônios, entre outros.

O que, na sua opinião, está em evidência entre a religião e a ciência?

José Vieira - Penso que a evidência maior ainda é o conflito; são conflitantes por natureza, pois tanto a ciência quanto a religião são conduzidas por homens e mulheres entre os quais a maioria defende, acima de tudo, os interesses pessoais ou corporativos. No campo científico muitos desses estudiosos se sentem diminuídos ao assumir uma fé abstrata; por outro lado, os religiosos, ou lhes faltam conhecimento ou estão acomodados numa fé irracional, que não aceita a razão. Porém, na minha opinião, há uma pequena tendência de mútua aceitação;isto porque as principais questões científicas, contestadas pela Igreja, se provaram a favor da ciência, e existem alguns cientistas empenhados em provar cientificamente a existência de Deus.

A quem indica a leitura desta obra?

José Vieira - Para todas as pessoas que têm curiosidade quanto à origem do Universo e do homem, bem como quanto a outros temas relacionados ao plano espiritual e gostam de comparar as teorias religiosas e científicas. Cabe afirmar que é uma obra isenta de qualquer tendência religiosa; me esforcei ao máximo para não ser tendencioso, para não defender nem ofender qualquer seita ou religião.Embora defenda que a leitura da Bíblia deve ser feita de forma racional, deixo bem claro que sou um homem de fé e creio no Deus-todo-poderoso;portanto, é uma obra a ser indicada a todos, independentemente da religião a que professam.

Onde podemos comprar seu livro?

José Vieira - O livro “Entre a Religião e a Ciência” pode ser adquirido pelo site da Editora Multifoco, no link a seguir: https://editoramultifoco.com.br/loja/product/entre-religiao-e-ciencia-verdadeira-origem-do-homem/.
Na Livraria Nobel, situada na Rua Gumercindo Ferreira, 412, Centro – Rio Verde (GO) e
diretamente comigo; ainda tenho alguns exemplares.

Você realiza apresentações/palestras sobre o tema?

José Vieira - Ainda não tive oportunidade.

Quem desejar, como deve fazer para entrar em contato?

José Vieira - Pelo e-mail: josealvesvieira419@gmail.come pelo Whatsapp: 64 99626-2161.

Quais os seus principais objetivos como escritor? Pensa em publicar novos livros?

José Vieira - Escrever e compartilhar nossas ideias com outras pessoas é muito gratificante. Porém, tenho consciência das dificuldades de se tornar um escritor conhecido com vendas expressivas de livros; divulgar e vender livros não é fácil, mas as coisas só não acontecem se não começá-las. Quanto a novos livros, tenho dois textos praticamente terminados, os quais pretendo publicar, e três projetos em fase embrionária. Não disponho ainda de tempo exclusivo para dedicar a esse trabalho, vou fazendo aos poucos.

Pois bem, estamos chegando ao fim da entrevista. Muito bom conhecer melhor o escritor José Vieira. Agradecemos sua participação na Revista Divulga Escritor. Que mensagem você deixa para nossos leitores?

José Vieira - Minha mensagem é de fé e otimismo. Apesar do momento político difícil e complicado que estamos vivendo ultimamente, acredito no Brasil, no ser humano e no propósito de Deus para a humanidade; hão de vir tempos melhores, e como disse Osvaldo Montenegro numa bela canção: “Embora não pareça, a dor vai passar... De algum jeito vai passar”.
A seguir, o poema de apresentação do livro, “Entre a Religião e a Ciência – A Verdadeira Origem do Homem”:

Entre a Religião e a Ciência
 José Vieira

Um certo dia, um amigo,
Na fé não muito avivado...
Me disse, meio desacreditado.
— Olha, tudo pode parecer bonito,
Mas eu não acredito
Nesse Deus Criador.
Tanta miséria e pobreza,
Nesse mundo é só tristeza,
Não suporto ver tanta dor.
Deus e Religião
Não passa de invenção
De quem não tem o que fazer.
Eu, sinceramente, não posso crer
Nesse poder invisível
Que dizem que existe,
Mas ninguém pode ver.
Disse ele continuando...
Não vou perder meu tempo acreditando
Nessas coisas impossíveis.
É perder o tempo em vão,
São coisas pra imbecis.
Ainda contrariado, parecia revoltado,
Também muito infeliz.
Como quem confirma uma razão,
Quis saber minha opinião.
Mas antes que eu respondesse
Pra falar da minha crença,
Me abriu um livro de ciência
Pra falar de evolução.
— O homem veio do macaco,
O universo, de uma grande explosão;
As estrelas e os planetas,
Resultado da expansão
Daquela bomba que explodiu
Pra dar início à construção.
Então eu disse: amigo preste atenção!
Fé cada um tem a sua.
Eu tenho a minha convicção,
Eu lhe pergunto e me responda:
Quem construiu a bomba que explodiu?
Quem pôs fogo no pavio?
Não foi você, seu pai ou seu irmão?
Quando se olha pro Céu,
Veem-se o Sol, as estrelas e o luar
Na terra se vêem montanhas e serras,
Lagos, rios e o mar.
Tudo funciona tão perfeito,
Não tem jeito, não consigo acreditar
Que tudo isso tenha surgido aleatório
Num ato compulsório, sem ninguém pra fabricar.
Esse alguém, para mim, é Deus
Que fez cada coisa em seu lugar.
A ciência e a religião
Devem se unir em um só conhecimento
Pra entender que fé, argumento e razão
Tudo é relativo, quando o assunto é primitivo
De tamanha dimensão.
Se o homem veio do macaco,
Não tenho explicação,
Talvez de outro animal primitivo
Resultado da evolução.
Ventre de aluguel, veículo de introdução
Trouxe o homem na barriga
Em nove meses de gestação.

Divulga Escritor, unindo você ao mundo através da Literatura



* * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário