Total de visualizações de página

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

DOM CESLAU STANULA -Tempo de Quaresma


13/02/2018
Tempo de Quaresma

Iniciamos o Tempo de Quaresma com a Quarta Feira de Cinzas. Inclinamos a cabeça e o ministro nos impões as cinzas na cabeça - ( não unge com as cinzas na testa, mas impõe!),-  dizendo: “Converte-te e crede no Evangelho”, ou “lembre-se, que eras pó e em pó te hás de converter”.

A Igreja nos convida também para algumas práticas corporais de penitência, principalmente ao jejum.

Distinguimos jejum da abstinência. Abstinência é, pela tradição e nossa cultura, - de carne vermelha e de aves,- substituindo polo peixe. Jejum, além da abstinência da carne obriga a  redução dos alimentos para uma refeição completa por dia e duas leves.

Os dias de jejum na Igreja católica são: Quarta-feira de Cinzas e Sexta feira Santa. 

Obrigados para a abstinência são as pessoas a partir de 14 anos, mas eu diria, na nossa cultura de tão rápido desenvolvimento, a partir de 12 anos.

De jejum estão obrigadas as pessoas que completaram 18 anos até 60 anos. De novo, no Brasil, se o jovem pode votar a partir de 16 anos, também, acho eu, deve jejuar desde 16 anos. 

 - Os doentes não têm obrigação nem de jejuar, nem de abstinência.
  
Queria lembrar que existe ainda o jejum Eucarístico, isto é, antes de receber a Santa Comunhão. Este jejum obriga a todos que irão comungar (inclusive o sacerdote que celebra),uma hora antes da comunhão, abster-se de todos os alimentos, golosinas chicletes e bebidas, menos de água e remédios. - A água ou remédio não quebra jejum Eucarístico. A razão deste jejum Eucarístico é para a gente lembrar-se da distinção entre o alimento cotidiano do Grande Alimento do Céu, que é a Eucaristia.

Com a benção e oração, desejo de Quaresma de muita paz e proveito espiritual.

Uma boa noite.

Dom Ceslau
 .....
14/02/2018
Estamos na Quaresma.

A cinza que recebemos significa a fragilidade e efemeridade da nossa existência._ Consequentemente a pessoa deve buscar o que dignifica e eterniza.

O Papa Francisco na sua Mensagem para a Quaresma de 2018 reflete as palavras do Evangelho: “Porque se multiplicará a iniquidade, vai esfriar o amor de muitos” (Mt 24,12). Os falsos profetas levam ao resfriamento do amor: fascínio pelo dinheiro, pelo lucro e interesses mesquinhos; o egoísmo; “charlatães” que oferecem soluções simples e imediatas; a droga; “a vida virtual” e outros impostores que oferecem coisas sem valor, e tiram o que é mais precioso a dignidade e esfriam o amor.

A prática milenária e evangélica indicada pela Igreja: jejum, esmola e oração são os remédios contra estes vilões da sociedade de ontem e de hoje. A esmola liberta-nos da ganancia e ajuda descobrir o outro. O jejum permite experimentar o que sentem quantos não possuem sequer o mínimo necessário. A oração reanima a vontade de obedecer a Deus, o “único que sacia a nossa fome”.

Reflitamos sobre isto. Com a minha benção e oração neste primeiro dia de Quaresma. Um boa noite.
Dom Ceslau.
.......
Dom Ceslau Stanula - Bispo Emérito da Diocese de Itabuna-BA, escritor, Membro da Academia Grapiúna de Letras-AGRAL

* * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário