Total de visualizações de página

sábado, 6 de janeiro de 2018

DOM CESLAU STANULA – Do laicato e dos leigos 3

Clique sobre a foto, para vê-la no tamanho original
03/01/2018

(Passaram festas natalinas, euforia do fim do ano. O Ano Novo está em curso. A todos os que me mandaram mensagem natalina e do fim do ano, agradeço de coração. Que Deus lhes retribua, em dobro, as lindas palavras e o bom coração).
..................
Estamos vivendo o ano do laicato. 
Iniciamos as nossas reflexões sobre a dignidade do leigo que lhe vem do batismo e sobre a sua missão. Pensamos retomar e continuar estas reflexões para tomar consciência da nossa missão e responsabilidade pelo mundo que é a nossa casa.

Gostaria inicialmente de falar sobre o tema, um tanto pouco refletido, que é o sacerdócio comum dos fiéis. Falamos e muito do sacerdócio ministerial, que exercem diáconos, padres e bispos. Mas dos fiéis, não se fala.

São Pedro na primeira carta diz: “Mas vós sois uma raça eleita, um sacerdócio real, uma nação santa, o povo da sua particular propriedade, a fim de proclameis as excelências daquele que vos chamou das trevas a sua luz maravilhosa” (1 Ped.2,9).

Com estas palavras animadoras somos: “uma nação santa” iniciemos o ano novo com confiança de que o mundo vai melhorar se compreendamos esta declaração de Deus sobre quem somos. Com a benção especial e a oração.
Dom Ceslau.

---
04/01/2018
O que é o sacerdócio

Em qualquer religião o sacerdócio e  a mediação são categorias afins. Então se poderia dizer que o sacerdócio é o serviço de mediação.

O povo do Antigo Testamento que havia feto do culto a Deus o ápice da sua vida, valorizava altamente a função mediadora dos sacerdotes. Até instituiu uma categoria do povo que só se dedicava a este serviço. Era a classe dos Levitas.

E quando o povo de Deus já se assentou na terra de Canaã, sacerdotes cumprem a sua missão nos santuários, como guardas.  O Santuário para eles era considerado o sinal da presença de Deus e então os sacerdotes estavam a serviço desta presença de Deus.

O sacerdócio é a mediação entre Deus e o seu povo. Deus criou tudo o que existe. Criou para participarem da sua gloria. E o Rei da Criação é a pessoa humana. Deus escolhe algumas pessoas para se tornarem mediadores e estiverem a serviço desta mediação dentro do povo.

Como Deus nos valoriza!

Um grande abraço e a benção com a minha humilde oração por você e sua família.
Dom Ceslau.
---
05/01/2018

O Sacerdócio e a mediação entre Deus e a humanidade, se realiza, segundo a tradição do Povo de Deus no A. Testamento, em várias funções.

No Antigo Testamento vemos isto assim:
Em primeiro lugar cabe aos sacerdotes consultar a Deus, sobre a sua vontade para com o povo (Num. 20, 6 ss), e transmitir-lhe  está  vontade (Ex. 34,29 ss).

Segundo lugar, ensinar as suas normas e seus mandamentos. Os sacerdotes são peritos da interpretação da Lei do Senhor. Eles explicam qual deve ser o comportamento das pessoas, segundo a vontade de Deus, e o que está certo ou errado; discernem o que está puro ou profano.

No terceiro lugar celebrar o culto, oferecendo os sacrifícios no altar para a glória de Deus.
Finalmente a tarefa dos sacerdotes é abençoar em nome de Deus (Num 6,22-27).

Em todas as funções, seja transmitindo a lei de Deus e interpretando-a, seja levando ao altar os dons oferecidos pelo povo e presidindo as orações, fazem-no em nome do povo. Com esta dupla mediação: ascendente e descendente, o sacerdote é a recordação viva da aliança de Deus com o seu povo. Então, todas as atividades do sacerdócio do Antigo Testamento tendem criar a comunhão entre Deus e o povo.

Pedindo a Deus a benção especial para você e sua família, com a minha oração.
Dom Ceslau.
--------
Dom Ceslau Stanula – Bispo Emérito da Diocese de Itabuna-BA, escritor, Membro da Academia Grapiúna de Letras-AGRAL

* * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário