Total de visualizações de página

domingo, 31 de dezembro de 2017

NOOSFERA -Teilhard de Chardin

Noosfera...

Pode-se dizer que seja o produto coletivo e aditivo de um milhão de anos de pensamento do ser humano. Pode-se dizer também que seja o pulsar dos passos da humanidade rumo ao infinito face à ressonância das vibrações da luz do conhecimento.

Palavra de origem Grega
Palavra que representa o círculo psíquico!
NOOS = MENTE
(alma, espírito, pensamento, consciência)

SPHERA = CÍRCULO
(corpo limitado por uma superfície redonda)

A NOOSFERA seria a terceira etapa no desenvolvimento do Planeta Terra, depois da GEOSFERA - matéria inanimada e da BIOSFERA - vida biológica. Assim como há a atmosfera, a geosfera e biosfera, existe também a Noosfera ou esfera das ideias, formado por produtos culturais, pelo espírito, linguagens, teorias e conhecimentos. Todos nós alimentamos a Noosfera quando pensamos e nos comunicamos. Assim como o surgimento da vida – Biosfera - transformou significativamente a Geosfera, o surgimento do conhecimento humano - e os consequentes efeitos das ciências aplicadas sobre a natureza - alterou igualmente a Biosfera.

Pode-se perguntar se 'A caminhada da Humanidade’ não se enganou de estrada, pois ela parece caminhar em direção a uma Era onde o Espírito está sendo colocado a serviço da Matéria.

Percebe-se um desespero na busca de soluções para os conflitos da Terra, na busca de falsas ideologias que destroem a reflexão, na busca de soluções para afastar as forças negativas do totalitarismo, da desintegração, da repulsão, da materialização...

Percebe-se um desespero na busca da PAZ SOBRE A TERRA!

Desespero não percebido na busca da PAZ DENTRO DE SI MESMO.

O homem pensante de hoje interioriza-se, curvando-se sobre si mesmo em busca de maior Individualização. Ele tende a se isolar e procura tornar-se mais solitário para Ser mais profundamente. Pelo excesso de sua individualização e de sua luta pela vida, ele se engana, sucumbindo facilmente à simples sobrevivência... Então sonha em fugir do Planeta Terra, em busca de outras formas de vida, ou outras dimensões de existência... Fugindo de si mesmo.

É primordial perceber e entender que a humanidade converge para um encontro de ordem espiritual, buscando confiança no grande e trabalhoso processo da evolução, que, tendo conseguido criar os seres humanos com tantos cuidados, NÃO PODE SER CONCEBIDA como tendo se organizado ao acaso. É primordial perceber e entender que existe uma evolução dirigida, consciente de si mesma. É primordial perceber e entender que existe um Motor que orienta a humanidade e a atrai para Si. Esse Motor é Deus! Princípio gerador e ao mesmo tempo final, que dá ao Homem o pensamento, a consciência, a alma, a fé e a energia do Amor... para continuar seu caminho de paz e de construção de um futuro digno para a Humanidade.

"Gotas de Crystal" <gotasdecrystal@gmail..com>.
----
Pierre Teilhard de Chardin (1881-1995): Jesuíta francês, pensador da condição humana e grande místico contemporâneo. Reconhecido pela originalidade de pensamento, foi contestado filosoficamente e considerado um herege, sendo impedido pelo Vaticano de lecionar no começo da década de 1950. Sua "reabilitação" com a Santa Sé ocorreu em maio 1981, quando o cardeal Agostino Casaroli, secretário de Estado do Vaticano, enviou uma carta ao reitor do Instituto Católico de Paris enaltecendo o trabalho de Teilhard de Chardin. Seu pensamento apresentava uma visão que integrava ciência e teologia e sua principal obra, O Fenômeno Humano (1955), explica sua visão sobre a história do Universo. É autor, entre outras, de Lugar do Homem no Universo, O Meio Divino, A Minha Fé, Reflexões e Orações no Espaço-Tempo e Sobre a Felicidade.

* * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário