Total de visualizações de página

sábado, 23 de dezembro de 2017

DOM CESLAU STANULA Do laicato e dos leigos (2)

21/12/2017
Do laicato e dos leigos VIII

 (Ainda antes do Natal teremos a reflexão  hoje e amanhã sobre os leigos e depois faremos o intervalo para viver as emoções natalinas).

As organizações dos leigos são legitimas e necessárias para cumprir melhor a missão. Além da organização nacional CNLB, Conselho Nacional do Laicato no Brasil, com seu Estatuto e organização interna, existe uma plêiade de outras organizações dos leigos no Brasil e no mundo.
Como disse, estas organizações são legitimas e até necessárias. Cada um se deve determinar onde pode, e se sente chamado para cumprir a sua missão de leigo. 

O mais novo documento da CNBB, Nº 105, no capítulo III, dedica vários parágrafos sobre a organização dos leigos no Brasil (201-224).

Mas a mais conhecida organização de leigos são as pastorais. Pela Pastoral se entende a ação da Igreja Católica no mundo ou o conjunto de atividades pelas quais a Igreja toda (os cristãos ordenados ou não) realizam a sua missão, que consiste em continuar a ação de Jesus Cristo. A palavra “pastoral” vem do pastor, que era um elemento constante no mundo bíblico. Na simbologia bíblica, Deus é comparado ao pastor, aquele que tem ao mesmo tempo autoridade e solicitude para com suas ovelhas. 

Jesus Cristo no Evangelho de João (J.10,11) se determina como Bom Pastor. (Continuaremos...).

Uma Boa e santa Noite, Com a minha benção e oração. 
Dom Ceslau.

===
22/12/2017
Do laicato e dos leigos IX

A Igreja Católica, continuando a missão a ela confiada pelo Bom Pastor Jesus, realiza a sua ação através de três funções pastorais:

Função profética: abrange as diversas formas do ministério da Palavra de Deus (evangelização, catequese e homilia), bem como a formação espiritual dos católicos. Anunciando a mensagem de Deus e denunciando tudo aquilo que destoa desta mensagem.

Função litúrgica: refere-se à celebração dos sacramentos, sobretudo da Eucaristia, à oração e aos sacramentais. Santificação do Povo de Deus.

Função real: diz respeito à promoção e orientação das comunidades, à organização da caridade e à animação cristã das realidades terrestres. Neste último aspecto, a ação da Igreja engloba campos da sociedade como a saúde, a juventude, a solidariedade social, a educação e o meio ambiente.

(Achei interessante esta distinção da ação da Igreja e a função dos pastorais, por isso copiei da: Wikipédia - Ação pastoral católica – Internet).
Com a minha benção, desejos de Feliz Natal e humilde oração. 
Dom Ceslau.

 Enviado do meu smartphone Samsung Galaxy.

====

Dom Ceslau Stanula – Bispo Emérito da Diocese de Itabuna-BA, escritor, Membro da Academia Grapiúna de Letras-AGRAL

* * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário