Total de visualizações de página

segunda-feira, 17 de julho de 2017

A CRIAÇÃO DO MUNDO - O QUE ESTÁ POR TRÁS DO GÊNESIS DA BÍBLIA – Geraldo Quadros

O escritor Geraldo Vaz de Quadros, membro da Academia Grapiúna de Letras-AGRAL, em breve estará lançando nova obra literária. Duas grandes editoras brasileiras pleiteiam a prerrogativa da publicação.

Segundo o autor o livro “A Criação do Mundo – O que está por trás do Gênesis da Bíblia”, tema palpitante para a humanidade, deverá provocar um extraordinário impacto no leitor em geral.

Solicitado por Itabuna Centenária Artes & Literatura-ICAL a falar sobre a obra, o escritor declarou ser um pouco difícil fazer um resumo do livro, pois ele se refere a vários aspectos, mas, quanto a um deles, o seu ‘carro chefe’, tentaria, ao menos em parte, demonstrá-lo.
.............................
.
BREVE RESUMO DA OBRA:

 Além das (para mim) muito importantes referências sobre o entorno do mundo cristão, e também comentar sucintamente sobre as mais notórias teorias seculares a respeito da Criação (ou surgimento) do Mundo...

O livro é o resultado final de uma cavalar crise existencial/religiosa que enfrentei, no pico, dos vinte e dois aos vinte e sete anos. Nessa época pensei que iria ficar louco; instintivamente, voltei-me para o estudo, independente, da Bíblia (li-a, na íntegra, com intensa e profunda meditação, por cerca de dez vezes).

O foco e clímax de toda a crise (só depois percebi) era a eterna busca humana (no caso a minha) pela resposta para a “realidade e a razão da existência”. Minha alma foi, aos poucos, apascentando... Passei a enxergar o Texto Criacionista (um verdadeiro conto de carochinha para a visão secular) com olhos mais compreensivos...

Surgiu, de logo, em minha mente, uma hipotética história humana, com a qual vi que poderia, contando-a, concorrer, por analogia, para que outros, em especial os “intelectuais”, também pudessem olhá-lo com um pouco mais de boa vontade...

 Depois de algum tempo escrevendo (cerca de ano e meio), porém, comecei a sentir uma fortíssima intuição/visão interior, a qual, haurida das entrelinhas do próprio contexto bíblico começou a desvelar, de maneira fantástica e extraordinariamente coerente (pelo menos para mim), a “Verdadeira Origem da Realidade” que a todos circunda.
As dúvidas latentes, tais: o que é o Cosmos... Quem é o homem, por que e de onde veio ele para a terra e se só havia “Adão e Eva no Éden”...
Qual a origem dos infortúnios da alma...
O “por que” da divisão dos sexos...
A morte e o destino dos mortos (este tema fez parte da “visão”, mas, será melhormente desenvolvido no próximo livro que pretendo, mercê de Deus, escrever)...

Todas estas dúvidas foram, em tese, “devidamente explicadas” na sua Sexta Parte. Ressalto que a hipotética história secular acima citada foi preservada, como subsídio ao entendimento, numa das Partes do livro.

Além do pensamento religioso, o livro esboça algumas ideias filosóficas e psicanalíticas. Quanto às filosóficas (no particular do assunto foco do livro), elas mostram uma intimidade maior com o pensamento do filósofo neoplatônico, Plotino.

..................
Geraldo Vaz de Quadros - É Tenente Coronel pela Escola de Formação de Oficiais da PM – BA. Advogado (pós-graduado em Direito Civil e Processo Civil), mestre e doutor em Teologia, psicanalista. Pós-graduado em Psicossomática e Psicopedagogia Junguiana, e, pós-graduado em Filosofia. 
É autor do livro “Deus! Qual o seu plano? – Uma visão crítica dos dogmas cristãos”

* * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário