Total de visualizações de página

terça-feira, 13 de junho de 2017

LAFAYETTE DE BORBOREMA UMA VIDA, UM IDEAL - Helena Borborema

Prefácio  do livro Lafayette de Borborema UMA VIDA, UM IDEAL, de Helena Borborema


          Não foi somente em ordem cronológica o primeiro advogado de Itabuna. Na galeria dos valores profissionais de seu tempo, Lafayette de Borborema – pela inteligência arguta e criativa, pela lhaneza de trato, pela probidade pessoal, pela cultura pragmaticamente aliada a uma sutil e surpreendente perspicácia, a uma luminosa e sensível intuição dos fatos jurídicos – situava-se como dos mais brilhantes, dos mais eminentes, dos mais destacados.

            Distinguido com o calor humano da sua dileta amizade pessoal, pude conhecer também a outra face, a outra dimensão da sua vida privada, perceptivelmente estruturada com os valores cristãos da simplicidade, da humildade e, até mesmo, de um quase estoico despojamento de vida interior. Valores evangélicos, sem dúvida, que, aos olhos de Deus, não só configuram a personalidade divinizada dos santos, mas forjam também, modelam a figura plenamente humanizada do verdadeiro homem. Do homem autêntico, crístico, vertical, ético. Homens, que no plano dinâmico da experiência existencial, apesar das amplas limitações imanentes à sua própria condição humana, afirmam-se, projetam-se, atingem o cimo luminoso da emérita dignidade – a grandeza transverberante da suprema plenitude do ser. Do ser contingente, finito, maravilhosamente criado, por um incontido transbordamento de amor, à imagem e semelhança do Criador Infinito.

            Esse o Lafayette da minha visão pessoal, da minha lembrança indelével. O que sabendo viver com alegria pôde, por isso mesmo, morrer com a serenidade cordeira de um justo.

            Salvador, 28 de março de 1984.


                                         Bartolomeu Brandão

* * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário