Total de visualizações de página

quarta-feira, 7 de junho de 2017

JUNHO - MÊS DE MACHADO DE ASSIS (I)


ITABUNA CENTENÁRIA-ICAL estará, até o dia 21/06/2017, festejando os 178 anos de Machado de Assis, com postagens diárias relacionadas à vida e obra do escritor. 
----------



RELÍQUIA ÍNTIMA


Ilustríssimo, caro e velho amigo, 
Saberás que, por um motivo urgente, 
Na quinta-feira, nove do corrente, 
Preciso muito de falar contigo. 

E aproveitando o portador te digo, 
Que nessa ocasião terás presente, 
A esperada gravura de patente 
Em que o Dante regressa do Inimigo. 

Manda-me pois dizer pelo bombeiro 
Se às três e meia te acharás postado 
Junto à porta do Garnier livreiro: 

Senão, escolhe outro lugar azado; 
Mas dá logo a resposta ao mensageiro, 
E continua a crer no teu Machado.



© MACHADO DE ASSIS 
(In A Estação, 15 jan. 1885) 
In Poesia Completa - Dispersas, 1854-1939 
Ortografia atualizada 

----

Perfil do Acadêmico

Machado de Assis (Joaquim Maria Machado de Assis), jornalista, contista, cronista, romancista, poeta e teatrólogo, nasceu no Rio de Janeiro, RJ, em 21 de junho de 1839, e faleceu também no Rio de Janeiro, em 29 de setembro de 1908. É o fundador da cadeira nº. 23 da Academia Brasileira de Letras. Velho amigo e admirador de José de Alencar, que morrera cerca de vinte anos antes da fundação da ABL, era natural que Machado escolhesse o nome do autor de O Guarani para seu patrono. Ocupou por mais de dez anos a presidência da Academia, que passou a ser chamada também de Casa de Machado de Assis.
(ABL)

* * *

Um comentário:

  1. Simplesmente maravilhosa essa homenagem ao mestre Machado de Assis, um dos meus autores favoritos! Me sinto recompensada por ver que ainda temos pessoas que exaltam o que realmente deve ser exaltado em nosso pais, hoje tão sofrido, e o que diria Machado se vivesse hoje em meio a esse tumulto? Ele que tanto lutou pela liberdade e pela justiça. Salve, salve ó tu imortal que marcaste fortemente os anais de nossa história, com tua presença varonil, ao derramares o teu amor no solo de nossa Pátria. Tens sim o merecido lugar de honra na Academia Brasileira de Letras da qual foste o egrégio fundador.

    ResponderExcluir