Total de visualizações de página

quinta-feira, 8 de junho de 2017

ABL CONFERÊNCIA: "NOBREZAS E PRINCIPAIS DA TERRA: A DINÂMICA DAS ELITES COLONIAIS"

Clique sobre a foto, para vê-la no tamanho original
Historiador Ronald Raminelli faz na ABL a segunda palestra do ciclo de conferências “Capítulos de história colonial”, sob coordenação do Acadêmico Evaldo Cabral de Mello


A moderação é do Acadêmico e jornalista Zuenir Ventura. O tema da palestra será Nobrezas e principais da terra: a dinâmica das elites coloniais, com transmissão direta pelo portal da ABL.

O professor, historiador e cientista Ronald Raminelli faz, na Academia Brasileira de Letras, a segunda palestra do ciclo de conferências do mês de junho de 2017, intitulado Capítulos de História Colonial. A coordenação será do Acadêmico e historiador Evaldo Cabral de Mello, e a moderação, do Acadêmico e jornalista Zuenir Ventura. O tema escolhido foi Nobrezas e principais da terra: a dinâmica das elites coloniais.

Serão fornecidos certificados de frequência.

De acordo com Ronald Raminelli, a palestra será, em resumo, um estudo sobre as classificações e hierarquias da nobreza na América Portuguesa entre os séculos XVII e XVIII:

Acadêmico Evaldo Cabral de Mello convida para o ciclo "Capítulos de História Colonial"

“Em princípio, diferencia-se a fidalguia da nobreza civil, os primeiros alçados à nobreza pelo sangue, e os demais por provimento régio. No ultramar, a nobreza criada pela monarquia era mais importante do que a herdada pela linhagem. Estão aí incluídos os cavaleiros das Ordens Militares, os foros de fidalgo e os homens bons das câmaras.
Na América, uma terceira categoria deve ser incluída, os ‘principais da terra’ ou ‘nobreza da terra’, os potentados locais, senhores de terras e escravos e detentores de altas patentes militares nas tropas auxiliares e nas ordenanças.
Vale mencionar, ainda, as justificações de nobreza e os brasões de armas pleiteados, sobretudo por militares que não tinham a sua nobreza respaldada pela linhagem”, adiantou o conferencista.

A Acadêmica e escritora Ana Maria Machado, Primeira-Secretária da ABL, é a Coordenadora-Geral dos ciclos de conferências deste ano.

Capítulos da História Colonial terá mais duas palestras, às terças-feiras, no mesmo local e horário, com os seguintes dias, conferencistas e temas, respectivamente: dia 20, Luciano Figueiredo, As revoltas e resistências antifiscais no Brasil colônia; e 27, Heloisa Starling, Republicanismo no Brasil colonial.

Saiba mais:

Ronald Raminelli é professor titular em História Moderna do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense e de doutor pelo Departamento de História da USP (1994). Fez estágios na Ibero-Amerikanisches, de Berlim (1995-1996); na L'École des hautes études en sciences sociales (EHESS), de Paris (2002-2004); e Unicamp  (2011-2013). Pesquisador do CNPq, produtividade em Pesquisa 1B, e da Faperj – Cientista do Nosso Estado.

Autor de 5 livros, 46 artigos de periódico e 29 capítulos de livro, publicados no Brasil, Portugal, Espanha, Estado Unidos, França, Argentina e Colômbia. Destaque para os livros: Imagens da Colonização (1996), Viagens Ultramarinas (2008) e Nobrezas do Novo Mundo (2015). Atualmente estuda os conflitos e abusos de jurisdição entre os donatários da Casa Asseca e os oficiais régios.
   
07/06/2017



* * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário