Total de visualizações de página

segunda-feira, 22 de maio de 2017

HOMILIA DO PAPA EM SÃO PEDRO DAMIÁN


Francisco: "A inveja, a calúnia, a inveja é o pecado mais comum de nossas comunidades cristãs"

21 de maio, 2017,
 Jesus Bastante

 - Mansidão e respeito. Esta é a linguagem do Espírito Santo, que tem de estar entre os seguidores de Jesus. Contra isso, "a inveja, o ciúme, a maledicência, a ambição , " que para o Papa, " são o pecado mais comum de nossas comunidades cristãs".

"É a verdade, isto destrói" , disse Francisco durante a homilia na paróquia romana de São Pedro Damián , confiada às comunidades neocatecumenais. Após seu encontro com os meninos, o Papa participou da Eucaristia com a comunidade.

Em uma homilia improvisada, Francisco repetiu algumas das suas maiores preocupações: as lutas internas, o afã por aparentar, pelo poder entre os cristãos. Uns contra os outros.
" Quando nós cristãos, atiramos pedras uns aos outros, o diabo se diverte . Para o diabo, isto é um carnaval", denunciou o papa.

"O Espírito está em nós, e em cada um de nós. O recebemos no Batismo, de Jesus e do Pai , " começou o Papa, que disse que " temos dentro de nós, o próprio Deus, um Deus que nos acompanha , nos diz o que temos que fazer, e como devemos fazer, um Deus que nos ajuda a não desfalecer,  a não cair em tentação. Ele é o advogado que nos defende do Maligno."

Como proteger o Espírito que habita em nossos corações?
"Com a oração de adoração, sentindo como própria, a inspiração do Espírito Santo, que é o que nos diz o que é bom, o que é mau, o que é certo ou errado. Ele leva-nos para a frente," clamou Bergoglio.

Um Espírito que nos faz viver, falar, sentir, "com mansidão e respeito". E  que " a linguagem do cristão que é inspirado pelo Espírito Santo é uma linguagem especial ". "Não fala em  latim, não,  há uma outra linguagem,  é a linguagem da ternura e respeito."

"Isso pode nos ajudar a pensar qual é o nosso modo de ser cristão. É doce ou irado? Ou amargo? É tão difícil de ver pessoas que se dizem cristãs e estão cheias de amargura ... ", disse ele. Ao contrário, "da linguagem do Espírito Santo, que é o doce hóspede da alma. E respeito, sempre respeitar os outros. Ensina a respeitar os outros."(  saber escutá-los sem julgamento)

Frente a isto, "o Diabo, que sabe como se intrometer no serviço a Deus, e dentro de nós, vai fazer de tudo para que a nossa linguagem não seja doce nem respeitosa. Mesmo dentro da comunidade cristã."

"Quantas pessoas se aproximam de uma paróquia, buscando sua paz, seu respeito e delicadeza, e encontra lutas internas entre os fiéis. As calúnias, a competição, a luta de uns contra os outros .... 'Se eles são cristãos, eu prefiro  ficar pagão ', dizem. E vão dividir novamente. Porque eles não se sentem HABITADOS pelo Espírito e com esta linguagem de ambição, inveja, ciúme, tantas coisas que  aparecem hoje, afastam as pessoas "denunciou o papa.

"Não deixamos que o trabalho do Espírito de atrair as pessoas, permaneça ," assinalou Francisco, que "claramente,  lhes digo este é o pecado mais comum de nossas comunidades cristãs ".

Neste ponto, o Papa voltou-se para a imagem da Virgem da paróquia, que pisa a serpente, que está com a boca aberta e a língua, longa ... e disse : “Far-nos-á bem  saber  que uma comunidade cristã que não age de acordo com o Espírito Santo, com mansidão e  respeito, é como aquela cobra com uma longa língua".

Meio brincando, meio a sério, o Papa recordou "um padre me disse uma vez, falando sobre isso, que na sua paróquia há alguns, que poderiam tomar a comunhão  a partir da porta de entrada,  pois com a língua que têm, chegariam até  o altar ..."

"É a verdade, isto destrói," disse Francisco. " Falemos com mansidão e respeito, e não com as palavras que o diabo nos ensina . Este é o inimigo que destrói a comunidade."

"atirássemos pedras uns contra os outros. O diabo se diverte, isto é um carnaval para o Diabo",Realmente, isso me dói no coração. É como se nos  culminou Francisco, que mais uma vez voltou a pedir de "escutar o Espírito Santo em nós, não raptá -lo , e que o nosso comportamento em relação a todos, cristãos ou não, seja um comportamento de mansidão e respeito, porque o Espírito Santo faz  isto com a gente. "


www.periodistadigital.com

* * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário