Total de visualizações de página

sábado, 1 de abril de 2017

ITABUNA CENTENÁRIA SORRINDO: EM ISRAEL

Em Israel 



          Após visitar diversos países, um turista brasileiro chegou a Israel. Não dispondo de muito dinheiro e também resolvido a não pagar uma moeda a mais pelo que tivesse de comprar ou utilizar, discutiu preços no hotel, nas lojas, restaurantes e até com motoristas de praça.

          Mas, acabou chegando à conclusão de que os preços das utilidades eram os mesmos em toda parte. Ao primeiro negociante judeu disposto a ouvi-lo ele manifestou a sua admiração, declarando que ouvira em seu país tanta coisa sobre o desejo dos comerciantes judeus de tirar até  a camisa do último cristão, que se prevenira ao chegar ali a Israel.

          - No começo – esclareceu o outro – aqui realmente existiam uns judeus assim, mas foram embora.

          - Para onde eles foram? – indagou o brasileiro.

         O homem não se lembrava, mas perguntou à filha, uma bonita morena de olhos negros que o ajudava no balcão.

          - Raquel, minha filha, sabe para onde foram Jacó, David, Levi, Salomão...

          - Sei, pai – respondeu a moça – foram para Ilhéus, Itabuna, Coaraci...


(O SORRISO DO CACAU)
Nelson Gallo
------------
"Nélson Gallo, escritor baiano que, a cerca de três anos lançou âncoras em Ilhéus, onde consegue equilibrar-se entre a publicação de um livro e outro, e o emprego que exerce na administração do aeroporto, apaixonou-se pelo humor regional. Com base nesse entusiasmo, lançou-se à tarefa de reunir em livro, uma coletânea de casos, fatos e anedotas da zona do cacau. Gastou quase um ano nesse trabalho, mas seu esforço não foi em vão: Jorge Amado, que leu o livro e o prefacia, considera-o excelente em seu gênero.

Não nos cabe dizer se existe  ou não um “humor Grapiúna”. A conclusão ficará com o leitor, depois de ler estas anedotas. De qualquer forma, é fácil de notar o empenho de Nelson Gallo no sentido de “localizar” um humor regional que traduza o espírito de nossa gente tão simples e apta às criações súbitas, tão ardente e apaixonada, tão rica de contraste e de humanidade.
         
          Numa zona ainda em transição, que não chegou a sedimentar-se, esse esforço assume uma importância maior. Na verdade, não é fácil reunir dezenas de piadas numa região que apenas amanhece para o Brasil, sem ferir o amor próprio e a sensibilidade de nossa gente. Nelson Gallo foi ainda mais além: conseguiu selecionar casos, fatos e anedotas de que não está ausente certa dimensão universal.

          Ao mesmo tempo em que, em nome de Nelson Gallo, agradecemos a todas as pessoas que com ele colaboraram para a execução deste trabalho, fornecendo-lhe elementos e abrindo-lhe as fontes do humor  regional, formulamos idêntico agradecimento ao Dr. Adélcio Benício dos Santos, grande amigo da cultura, que nos permitiu a realização de mais este empreendimento editorial. A ele, os sinceros agradecimentos.

EDITORES"

* * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário