Total de visualizações de página

sábado, 8 de abril de 2017

BOLAS DE SABÃO - Jorge Luís Santos

Bolas de sabão


O menino que se tornara adulto voltou a ser, a partir dos 57 anos de idade, uma criança novamente. Esta mudança só foi possível, subjetivamente, graças a sua percepção da beleza da vida e, objetivamente, da água, do sabão, do copo e do canudo, através dos quais das duas janelas da frente e do fundo do segundo andar de sua casa, ele faz chover bolas de sabão. A chuva natural e a de bolas de sabão podem acontecer ao mesmo tempo. Quantas vezes Deus de lá do Céu e esse menino daqui da Terra, combinados, não promoveram, simultaneamente, esse inédito e duplo espetáculo!? Superinteressante é como esse fenômeno acontece. Tanto as bolas de sabão menores como as maiores, sob a chuva fina ou grossa, sobem céu acima, passando intactas por aquele labirinto de filetes de água que se formam com a chuva. O resultado disso é a beleza da figura de uma cortina de água, bordadas com bolas coloridas de sabão.

As bolas do aniversário daquele menino são de sabão. Nesse dia, todas as bolas que ele fez retornam à sua casa, prestando-lhe uma verdadeira homenagem. Logo que chega, cada bola de sabão percorre todo o seu lar, depois se junta a tantas outras, lá fora, formando uma roda gigante muito grande. Ao redor dessa roda gigante, outras bolas de sabão fazem a vez de uma cerca protetora, com uma abertura de acesso. Aquele menino, depois de dar várias voltas naquela roda gigante, juntamente com outras crianças, fica no lugar de acesso da cerca, controlando a entrada dos garotos que aguardam a sua vez, na fila daquele mini parque de bolas de sabão. A roda gigante não para.

Desde as dezessete horas da tarde, quando a festa começou, roda, roda, roda, para atender a mais de cinco mil convidados mirins. A beleza de luzes e de cores emitida por ela parece dois arcos íris que se juntaram, formando aquele objeto redondo, colorido e de lazer. Todos os convidados ficam na expectativa, também, do encerramento da festa, quando as bolas de sabão, para se soltarem uma das outras, emitem som, luzes e cores, à semelhança do espetáculo da queima de fogos de artifícios. A vida fica mais bonita, cheia de bolas de sabão. Umas bolas de sabão sobem tanto, céu acima, ganhando status de “estrelas”; outras, descem Terra abaixo, contagiando de magia aqueles que não conseguem olhar para o alto.

Jorge Luís Santos
Advogado e cronista. Itabuna – Bahia.

E-Mail: dvjls13@hotmail.com

http://www.jornaldireitos.com/ver_artigos.php?artigo=3518


* * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário