Total de visualizações de página

sexta-feira, 17 de março de 2017

ROLANDO BOLDRIN, O POETA CAIPIRA

Eli Boscatto

 Uma personalidade que é a cara do sertão, da terra, do mato, um “caipira” com muito orgulho.

Pouco lembrado pela mídia, Rolando Boldrin tornou-se um ícone da cultura nacional que, muito provavelmente, só será devidamente lembrado depois da sua morte. Uma personalidade que é a cara do sertão, da terra, do mato, um “caipira” com muito orgulho. Mas, acima de tudo, ele nos transmite uma autenticidade de propósitos, uma paixão pelo que faz e acredita...tanto que fica difícil não admirá-lo num país tão carente de boas intenções...as verdadeiras, claro.
Gosto de vários estilos musicais e alguns que, confesso, não costumo ouvir com frequência, mas tenho grande respeito. São as canções de raiz, ou MPB regional . Aí estão incluídos, além de outros, Almir Sater, Renato Teixeira e Rolando Boldrin. Ele representa o homem simples do campo, um pouco ingênuo, um tanto crente e, talvez, por causa disso, feliz e hospitaleiro.

Rolando Boldrin é cantor, ator, compositor, e parece dotado daquela sabedoria das coisas da terra, é um poeta caipira, mas não é um personagem que vende qualquer produto, nem é procurado pelos holofotes.

O programa Sr.Brasil, na TV Cultura, e o projeto cultural “Vamos Tirar o Brasil da Gaveta!” fazem parte de seu currículo. Como ator, no passado, já participou de muitas novelas, peças e filmes.

“Eu amo os atores que sabem que a única recompensa que podem ter – não é o dinheiro, não são os aplausos – é a esperança de poder rir todos os risos e poder chorar todos os prantos” Plínio Marcos.

Boldrin nasceu na pequena cidade interiorana de São Joaquim da Barra, no estado de São Paulo. Desde pequeno, aos sete anos, já tocava a viola e começou já uma empreitada musical junto com seu irmão, aos 12 anos de idade, formando a dupla Boy e Formiga que era bem sucedida na rádio do município.

Devido a incentivos por parte de seu pai, Boldrin foi, aos dezesseis anos, para São Paulo - de carona em um caminhão. Lá, antes de finalmente emplacar na carreira de cantor, foi sapateiro, frentista, carregador, garçom e ajudante de farmacêutico. Aos 18 anos, serviu o exército em Quitaúna e nos anos que seguiram dedicou-se à atividade musical.

Assim, Boldrin debutou em 1960 como um participante do disco de sua futura esposa, que tornou-se sua produtora na época, Lurdinha Pereira. Lançou seu primeiro disco solo, pela Continental, O Cantadô, em 1974.

Em 2010, foi tema do desfile da escola de samba Pérola Negra, no carnaval de São Paulo, com o enredo "Vamos tirar o Brasil da gaveta". O seu empenho em ressaltar a cultura nacional foi um dos pontos centrais do desfile.

Homi Não Chora – Rolando Boldrin

Hoje aqui, oiando pra vancê meu pai, To me alembrando quanto tempo faz Que pela primeira vez na vida eu chorei. Não foi quando nasci pru que sei que vim berrando...

E disso ninguém se alembra, não. Foi quando um dia eu caí...levei um trupicão, Eu era criança. Me esfolei, a perna me doeu, Quis chorá, oiei pra vancê, que esperança. Vancê não correu pra do chão me alevanta.

Só me oiô e me falô: - Que isso, rapaz ? Alevanta já daí... 
HOMI NÃO CHORA.

Aquilo que vancê falô naquela hora, Calou bem fundo, pru que vancê era o maió homi do mundo. Não sabia menti nem pra mim nem pra ninguém... O tempo foi passando...cresci também... Mas sempre me alembrando..

HOMI NÃO CHORA. Foi o que vancê falô. O mundo foi me dando os solavanco, Ia sentindo das pobreza os tranco... Vendo as tristezas vorteá nossa famía, E as vêiz as revorta que eu sentia era tanta Que me vinha um nó cego na garganta, Uma vontade de gritá... berrá, chorá... mas quá... Tuas palavra, pai, não me saía dos ouvido... HOMI NÃO CHORA.

Intão, mesmo sentido, eu tudo engolia E segurava as lágrima que doía... E elas não caía, nem com tamanho de Quarqué uma dô...

Veio a guerra de 40... e eu tava lá... um homi feito, Pronto pra defendê o Brasí. Vancê e a mãe foram me acompanhá pra despedi. A mãe, coitada, quando me abraçô, chorô de saluçá. Mas, nóis dois, não. Nóis só se oiêmo, se abracêmo e despedimo Como dois Homi. Sem chorá nem um pingo. Ah, me alembro bem... era um dia de domingo. Também quem é que pode esquecê daquele tempo ingrato ? Fui pra guerra, briguei, berrei feito um cachorro do mato, A guerra é coisa que martrata... Fiquei ferido... com sodade de vancês... escrevi carta. Sonhei, quase me desesperei, mas chora, memo que era bão Nunca chorei... Pruque eu sempre me alembrava daquilo que meu pai falô: - HOMI NÃO CHORA.

Agora, vendo vancê aí... desse jeito... quieto... sem fala, Inté com a barbinha rala, pru que não teve tempo de fazê.. Todo mundo im vorta, oiando e chorando pru vancê... Eu quero me alembrá... quero segurá... quero maginá Que nóis dois sempre cumbinemo de HOMI NÃO CHORÁ... quero maginá que um dia vancê vorta pra nossa casa Pobre... e nóis vai podê de novo se vê ansim, pra conversá. Intão vem vindo um desespero, que vai tomando conta... A dô de vê vancê ansim é tanta... é tanta, pai, Que me vorta aquele nó cego na garganta e uma lágrima Teimosa quase cai... Óio de novo prôs seus cabelo branco... e arguém me diz Agora pra oiá pela úrtima vez..que tá na hora de vancê Embarcá.

Passo a minha mão na sua testa que já não tem mais pensamento... e a dô que tô sentindo aqui dentro, Vai omentando...omentando, quase arrebentando Os peito...e eu não vejo outro jeito senão me descurpá. O sinhô pediu tanto pra móde eu não chorá... HOMI NÃO CHORA... o sinhô cansô de me falá...mas, pai, Vendo o sinhô ansim indo simbora... me descurpe, mas, Tenho que chorá.

Fonte: http://www.rolandoboldrin.com.br/home.asp#
ELI BOSCATTO
Formada em Ciências Políticas e Sociais, curiosa, inquieta, adora se emocionar. Pretensa poeta...


* * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário