Total de visualizações de página

sexta-feira, 10 de março de 2017

ENTREVISTA COM A ESCRITORA LUDMILA BERTIÉ, AUTORA DA BIOGRAFIA “ADONIAS FILHO – A FORÇA DA TERRA”.

(A jornalista e escritora Ludmila Bertié concedeu esta entrevista para “Itabuna Centenária, Artes & Literatura-ICAL” no dia 07/03/2016).
----

 No próximo dia 11/03/2016, na Livraria Cultura – Salvador Shopping  acontecerá o lançamento da Biografia “Adonias Filho – A Força da Terra” da jornalista Ludmila Bertié.  O Blog ITABUNA CENTENÁRIA- ICAL, por intermédio do poeta Cyro de Mattos  contatou a jornalista, que  é sobrinha neta do escritor Adonias Filho, e obteve a entrevista a seguir:


ICAL: Como é ser biógrafa de um autor tão lido e amado, membro da Academia Brasileira de Letras?

LUDMILA BERTIÉ: 
Essa foi uma grande experiência para mim. Apesar de ser sobrinha neta de Adonias Filho, eu só fui conhecer a obra do escritor na faculdade de Jornalismo. Comecei com “Memórias de Lázaro” que, na minha opinião, é o melhor livro dele. Fui lendo os livros ao mesmo tempo em que entrevistava pessoas e pesquisava sobre o autor. Fiquei encantada com o escritor e também com o homem Adonias Filho. Um intelectual, autodidata, que descobriu a vocação ainda criança e seguiu seu destino com muito esforço e dedicação. Porque ele teve que romper com o pai para ser escritor. O pai, coronel do cacau, não acreditava na profissão de escritor. Portanto, no fazer a biografia, eu descobri um homem determinado, íntegro, solidário e de uma simplicidade tocante. 

ICAL: Você chegou a conhecê-lo? Conviveram? 

L. B:
Infelizmente, não. Quer dizer, estive com ele em alguns eventos familiares mas realmente não me recordo. Eu era pequena. Ele morava no Rio, eu em Salvador, e isso limitava a convivência. Mas Adonias era muito parecido com meu avô, José. Tanto que quando vejo fotos dos dois, chego a me confundir.

ICAL: Quem é Ludmila Bertié? Fale-nos dela.

L.B: 
Falar de si próprio é, sem dúvida, uma das tarefas mais difíceis. Mas, vamos lá. Sou baiana, de Salvador, jornalista, relações públicas e (agora) escritora. Tenho um site, junto com uma jornalista carioca, voltado para mulheres acima dos 40 anos, no qual expresso esse meu lado mãe e mulher (virgulina.com.br). E agora estou super entusiasmada com um novo projeto de comunicação que lanço com mais duas jornalistas. Trata-se de uma empresa de comunicação personalizada cujo foco é o Media Training, treinamento para falar em público, em tv, rádio e mídias sociais. 

ICAL: Você escolheu ser jornalista e escritora. Tudo a ver com seu tio avô Adonias Filho?

L.B:
Pois é, mas isso se deu por acaso. No caso de Adonias, ele nasceu escritor e posteriormente inclinou-se para o jornalismo, em especial ao jornalismo literário. Já comigo foi o oposto. Acho que nasci jornalista. Apesar de gostar de escrever, contar histórias - e no meu blog eu exerço muito isso, não pensava em ser escritora. E aqui estou eu lançando meu primeiro livro.

ICAL: O prefaciador da Biografia de Adonias Filho é outro grande escritor Grapiúna, muito querido, o poeta Cyro de Mattos;  Conhece- o  há muito tempo?

L.B: 
O Cyro foi um presente que Adonias me deu. Eu já havia concluído o livro e buscava alguém para fazer o prefácio. Mas eu queria uma pessoa que realmente tivesse a ver com Adonias Filho. Foi aí que me ocorreu o nome do querido Cyro de Mattos.Na verdade, acho que Adonias soprou no meu ouvido, lá de cima… Então eu o convidei, ele aceitou na hora e me presenteou com um belo prefácio.

ICAL: Costuma visitar o Memorial Adonias Filho, em Itajuípe?  Qual a sua impressão? O Centro de Cultura Adonias Filho, em Itabuna está com as obras de restauração paradas há alguns anos. Dá uma tristeza... Conhece o CCAF?

L.B:
Eu visitei o Memorial quando ele ainda era a Secretaria de Cultura, acho que é isso. Foi na época da faculdade, quando eu colhia dados para o meu trabalho de conclusão de curso sobre Adonias Filho. Não conheço ainda o Memorial de Itajuípe mas já ouvi falar muito bem dele. Já o Centro de Cultura Adonias Filho, em Itabuna, eu passei uma tarde nessa mesma época do faculdade. Eu não sabia que está com as obras paradas. Mas fico triste com isso. Sinceramente, acho que Adonias não tem o reconhecimento que merece nem no sul da Bahia, nem em Salvador e nem no Brasil. É uma pena que um escritor que já teve a obra comparada com a de grandes nomes mundiais, como William Faulkner e Dostóievski, seja tão pouco conhecido por aqui.

ICAL: Na biografia de Adonias Filho da ABL, constam apenas  vida acadêmica,  obra e prêmios conquistados do escritor. Acredito que a biografia que você escreveu contém muitos detalhes emocionantes, familiares, opiniões, amizades  e até detalhes picantes da vida do escritor; estou certa?

L.B:  
Está quase certa. Não há detalhes picantes. Sinceramente, não me ocupei disso, mesmo porque Adonias era muito serio, muito reservado. E eu respeitei esse lado dele. Quando falo de assuntos digamos mais delicados, tento fazer isso de uma maneira discreta, sem querer chamar atenção para esses assuntos. Não acho que sejam os mais importantes. Importante é perceber através da biografia a ligação entre Adonias Filho e a terra sul baiana. Aliás, justifica-se ai o título do livro. Importante é conhecer esse homem com seu temperamento, suas atitudes, seus pensamentos. 

ICAL: Quando pretende lançar “Adonias Filho – A Força da Terra” no Sul da Bahia?

L.B: Estou aberta a convites!

ICAL:  Muito obrigada! - Deixe aqui  sua  mensagem para os seus amigos, confrades, colaboradores, leitores...

L.B:
Eu é que agradeço pelo espaço. Gostaria só de ressaltar a importância dessa biografia. Não por mim, pelo meu nome, ou coisa e tal. Mas no sentido que essa biografia pode vir a trazer à tona novamente o grande escritor Adonias Filho e, quem sabe, agora passem a dar o merecido reconhecimento a ele. 

===

NOTA: Na quarta capa da Biografia de Adonias Filho, consta este trecho do prefácio de Cyro de Mattos:


"Com estilo solto, observações lúcidas, suficiente pesquisa, Ludmila Bertié logra êxito quando tira do esquecimento a vida de Adonias Filho. Informa lances que contribuíram na construção de seus belos livros. É o que se absorve depois da leitura dessa biografia do autor renomado, erguida na escrita fluente, da qual se tornam visíveis as origens, a formação da sensibilidade e a consolidação dos valores do escritor magnífico."


* * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário