Total de visualizações de página

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

TEMAS QUENTES – Agenilda Palmeira

Temas quentes


Saber o que está acontecendo no mundo à sua volta e compreender como os fatos se inter relacionam no dia a dia é ideal para o sucesso de qualquer estudante que queira conquistar sua aprovação. O texto que você tem em mãos é para isso. Facilitar sua vida na busca por informações importantes em sua preparação para o ENEM ou concurso público. Há uma abrangente cobertura sobre os assuntos que poderão ser cobrados sejam na proposta de redações, seja nas questões específicas. Seja qual for a área do conhecimento economia, esporte, educação, ciência, política internacional, ciência e tecnologia, meio ambiente e principalmente nas provas de atualidades. Mas a área destacada aqui são os movimentos de rua deflagrados na segunda metade do mês de junho em todo o Brasil.

Há 233 anos qualquer semelhança com as manchetes dos jornais brasileiros das últimas semanas não seria mera coincidência. Uma revolta popular conhecida como revolta do vintém acontecida no Rio de Janeiro no final de 1879 e no começo de 1880, iníciou,quando houve um imposto de vinte réis sobre todos os passageiros que usavam os bondes puxados a mula na cidade. Os manifestantes se reuniram diante do palácio de São Cristóvão. O imperador Dom Pedro II queria ser conciliador, mas a polícia não provou ser capaz de conter a multidão furiosa no largo de São Francisco, o ponto inicial e final das linhas de bonde, a polícia chamou o Exército, e mais de uma dúzia de manifestantes foram mortos e feridos quando abriram fogo. A revolta popular em São Paulo de 2013 começou como um movimento de protesto contra o aumento das tarifas de transporte público e a Polícia Militar agiu com violência. A revolta do vintém terminou tão rápido quanto tinha começado, quando o imposto de vinte réis foi retirado.

Mas ela chocou o regime imperial, cerca de nove anos mais tarde, o imperador seria substituído por um governo republicano. O fato histórico não se repete sua característica é a singularidade. Ao elaborar as questões as organizadoras dos certames libertam os assuntos do academicismo e os analisam, imersos no cotidiano das pessoas, estimulando o concursando agora a mergulhar em cada área do conhecimento e extraírem o máximo possível. Razão pela qual a CESPE costuma cobrar as diferenças dos protestos de hoje em relação ao do passado. O povo foi às ruas cobrando seus direitos. É possível que se cobre o que há de diferentes entre os protestos.

Em sessenta e oito o povo pedia o fim do governo militar. Hoje pede o fim da corrupção. Temas como classe política e sua atuação depois dos protestos. Oriento-os:a tendência é que a classe política futuramente terá menos poder para governar e se voltará mais para a população. Na matemática a porcentagem deve ser bastante explorada bem como probabilidade, contagem e estatística. O Brasil vive hoje intenso momento histórico com os protestos que pipocaram em várias cidades. Entre os vários grupos de manifestantes.
Portanto a comparação entre protestos coletivos pode ser abordado em questões ou como tema de redação do ENEM ou nos concursos públicos. Em primeiro de março de 1964 o presidente João Goulart discursa na central do Brasil para aproximadamente cento e cinquenta mil pessoas. Anunciou reformas, como nacionalização das refinarias de petróleo, numa tentativa desesperada de conquistar apoio popular. Foi deposto por golpe militar. O cientista político professor Tadeu Monteiro afirma que a tendência das manifestações que tomaram as ruas brasileiras agora é diminuir, mas que isso não é definitivo.

Afinal, acredita ele, ficou uma lição para a classe política, apesar de estar começando a adormecer, o gigante (definição do povo brasileiro que ganhou as manchetes internacionais) pode acordar a qualquer momento. “o gigante não vai dormir de vez”.


Agenilda Palmeira, professora
Membro da Academia Grapiúna de Letras- AGRAL

* * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário