Total de visualizações de página

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

OS TRÊS CRIVOS - Dan Millman

Os três crivos


Na Grécia antiga, Sócrates tinha uma grande reputação de sabedoria. Um dia alguém veio  encontrar o grande filósofo e disse-lhe:

- Você sabe o que eu acabei de ouvir sobre o seu amigo?

- Espere um minuto - disse Sócrates. - Antes de me dizer, eu gostaria de fazer um teste, aquele dos três crivos.

- Os três crivos?

- Sim. - Continuou Sócrates. - Antes de contar tudo sobre os outros, é bom  tomar um tempo para filtrar o que você diria.
Eu o chamo de teste das  três peneiras . A primeira peneira é a verdade. Você verificou se o que você  quer me dizer é verdade?

- Não ... Eu só ouvi ...

- Muito bem. Então você não sabe se é  verdade.
Continuamos com a segunda peneira, que é a  da bondade. O que você quer me dizer sobre o meu amigo, é algo bom?

- Ah, não, pelo contrário!

- Então, - continuou Sócrates, - você quer me dizer coisas ruins sobre ele, e você nem mesmo está  certo de que elas são verdadeiras. Talvez você ainda possa passar no teste; continuemos com  a terceira peneira, que é a da  utilidade. É útil que eu saiba  que coisa fez para  mim esse amigo?

- Não, realmente.

- Então, - concluiu Sócrates, - o que você queria dizer-me não é verdadeiro nem bom nem útil; porque você queria me dizer?  Diga-me!


Dan Millman 

* * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário