Total de visualizações de página

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

O PRIMEIRO EDIFÍCIO DE ITABUNA

Edifício Comendador Firmino Alves - Primeiro Prédio de Itabuna


Inaugurado no dia 29 de julho de 1953 como parte das comemorações pelo aniversário da cidade, com uma festa que reuniu empresários e políticos da Bahia, o prédio era o mais alto da época (três andares). Também foi o primeiro a contar com o serviço de elevador. Foi construído para abrigar a Agência do Banco Econômico da Bahia.

Hoje, no térreo onde funcionou a agência bancária existe uma loja de eletrodomésticos. As salas espaçosas e bem decoradas são ocupadas por médicos, advogados, contabilistas, dentistas... São dezoito salas (seis por andar). Os condôminos são os próprios donos. Possui dois banheiros por andar, que mantém suas instalações originais e são todos bem conservados, como é bem conservada toda a estrutura física do prédio. Sua escadaria em bom estado mostra, entretanto, marcas de subidas e descidas ao longo de décadas.

"Daqui era possível se avistar quase a cidade inteira", diz um dos primeiros inquilinos do prédio.
O elevador do edifício chama à atenção pela idade, pelo tipo de funcionamento e por se manter com a mesma eficiência de antigamente. Tem portas sanfonadas e capacidade para seis pessoas. Foi uma atração inédita na Itabuna de 1953. Hoje, ao contrário dos modernos elevadores, na falta de energia elétrica continuará funcionando porque dispõe de uma manivela que permite a continuidade do serviço.

Outro destaque do prédio é o painel criado pelo artista plástico Genaro de Carvalho, especialmente sob encomenda, para o Banco Econômico.

(Excertos de texto de Memória Grapiúna um projeto da Fundação Jupará com patrocínio da rádio Morena FM 98.7 e jornal A Região).
----

ITABUNA CENTENÁRIA-ICAL pergunta às autoridades competentes: Por quê consentir que a loja que funciona no térreo faça aquela “sujeira” na fachada do prédio?!...

* * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário