Total de visualizações de página

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

BELEZAS DE ITABUNA - Catedral de São José

Foto de Hjobrasil.com/

Catedral de São José


A Catedral de São José foi construída entre os anos de 1942 -1950, graças ao carinhoso trabalho de Dona Laura Conceição, conhecida de todos por “Dona Senhora”, que com paciência e zelo liderou várias campanhas com a finalidade de arrecadar fundos, da gente da cidade e de visitantes. A campanha mais famosa e comentada foi a do ‘um cruzeiro’.
Ela pessoalmente, acompanhada por muitas outras senhoras da sociedade percorriam a cidade, de casa em casa, de loja em loja, recolhendo de cada pessoa não mais do que CR$1,00 (um cruzeiro). Claro que os ricos Comerciantes, os Fazendeiros de Cacau e os Exportadores doavam muito mais e faziam a alegria daquela nobre alma, que assim prosseguia tocando as obras da Igreja de São José. Teve também a ‘Campanha do saco de Cacau’ que alcançou grande sucesso, com maior ênfase no mês de março, durante as novenas e festa de São José, padroeiro de Itabuna. Hoje, numa homenagem a esta grande lutadora, a praça onde está localizada a Catedral de São José leva o nome de Praça Laura Conceição. Também, pela primeira vez em todos estes anos foi realizada uma restauração completa da linda Catedral. Só que as campanhas de hoje são bem mais incrementadas: sorteiam-se automóveis, motocicletas, caminhões de prêmios...


(Excertos de texto de Memória Grapiúna um projeto da Fundação Jupará com patrocínio da rádio Morena FM 98.7 e jornal A Região).

* * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário