Total de visualizações de página

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

O RESPEITO - João de Paula

O Respeito

O respeito é bom e todo mundo gosta. Senhor, Senhora...

Aprendemos desde cedo a respeitar pai, mãe, a respeitar os mais velhos, as autoridades e as pessoas de destaque na comunidade em que vivemos. Respeitar para ser respeitado. Respeito é bom e eu gosto!
São os valores morais e cívicos que aprendemos que nos fortalecem por toda vida, valores que adquirimos na família, na igreja e na escola, nas instituições e entidades filantrópicas.
São as lições de vida e da boa educação que aprendemos, que nos engrandecem como pessoa de nível elevado e de uma postura impar para vivenciarmos os bons costumes; as boas maneiras, a bondade e a cortesia por onde passamos.
Devemos plantar jardins sempre... Os jardins da beleza que vem de Deus.
O respeito ao próximo é essencial  todos os dias, porque não vivemos isolados para sempre. Respeitar é amar, é saber ceder para conquistar, perder para ganhar, calar, ouvir, consentir, saber dizer sim e não com razão e em respeito as nossas convicções e aprendizagens,
O respeito aos nossos mestres, orientadores, professores, conselheiros, educadores; e ao vigário, ao policial, ao empresário, ao homem de bem e, inclusive, aqueles que também que vivem a margem da sociedade, nos torna capazes de relacionarmos uns com os outros, mantendo a boa vizinhança, o amor altruísta e a boa vivencia.
Respeitar é tão bom!
O respeito aproxima pessoas, unem pessoas, unem ideais e corações, corpos e pensamentos, ideais e objetivos.
O respeito é bom e todo mundo gosta!
Vamos respeitar às leis que regem a sociedade; respeitar as hierarquias, respeitar os sentimentos dos outros, as opiniões e o modo deles ver e viverem a vida, o amor à vida em suas particularidades, ou não. Viva o respeito. Viva o saber. Viva o conhecimento.
O respeito deve andar acompanhado do amor, amor as pessoas, amor aos animais, amor as plantas, amor ao patrimônio de todos, porque quem ama não desrespeita ninguém, não maltrata, não gera sofrimentos. Vamos respeitar e amar nossa cidade, nossa casa, nosso patrimônio.
O respeito pode ser amplo mediante a realidade em que vivemos, que aprendemos, que exemplificamos. O ideal é colocar em pratica o amor, a tolerância e a humildade, numa corrente de ser benfeitor e do bom exemplo.
Ser o amigo... O parceiro.
Ser o parceiro...O jardineiro.
Ser o Jardineiro... Gente boa.
Ser gente boa... O Justo.
Ser justo... O respeitoso.
Ser o Respeitoso... Sincero.
Ser sincero e benquisto.
Tudo é possível com o amor, porque o respeito, a disciplina e o desejo de felicidade para todos, são armas que devemos usar na conquista do bem maior.
Basta a gente agir com respeito nos mínimos detalhes, agir naturalmente, sendo sincero em nossas atitudes e colocando mais cortesia e gentileza em nossas ações, para sermos apontados como verdadeiros filhos de Deus, uma bênção, amados de Deus.
Respeito à vida!
Respeito a Deus!
Respeito ao irmão!
Respeito ao vizinho!
Respeito aos direitos do cidadão!
Respeito às regras, normas, leis e as convenções.
Temos que respeitar às leis e as normas da sociedade; respeitar o direito adquirido das pessoas, respeitar as opiniões e as diferenças.
Todo mundo tem o direito de ser feliz, ser benquisto, almejar valores materiais e espirituais. E no dia-a-dia manter o respeito e o amor às pessoas e as coisas: vogam muito mais, porque respeitar é uma atitude de gente do bem, bem educada, bem disciplinada, bem cumpridora de seus deveres e obrigações.
Respeito, ordem, disciplina, tranquilidade, segurança, direito e justiça ficam bem em qualquer lugar. E quando somos orientados a ampliar nossos conhecimentos em favor da paz e da ordem, os princípios básicos que regem as relações com outras pessoas, outras sociedades, outros grupos de amigos, ficam viáveis por causa da nossa formação e conhecimento disciplinar.
O respeito e o amor amplo vogam muito mais por uma evolução e crescimento que propagam o bem-estar de todos.
Vamos respeitar sim, nossos pais.
Respeitar sim, os mais velhos.
Respeitar sim, nossos mestres, professores, orientadores, educadores e conselheiros.
Respeitar sim, as autoridades.
Respeitar o direito de ir e vir das pessoas.
As opiniões e as diferenças, os pensamentos e as atitudes por um mundo melhor.
Vamos respeitar sim, às leis de Deus.


João Batista de Paula  
Escritor e Jornalista

* * *

Um comentário: