Total de visualizações de página

sábado, 12 de novembro de 2016

AOS 95 ANOS, DONA IVONE LARA RECEBE PRÊMIO MÁXIMO DA CULTURA BRASILEIRA

Aos 95 anos, Dona Ivone Lara recebe prêmio máximo da cultura brasileira
12/11/2016
Ao lado da sambista estavam o cineasta Fernando Meireles, o ator Carlos Vereza e o coreógrafo Carlinhos de Jesus, também homenageados
Principal condecoração pública da Cultura, a Ordem do Mérito Cultural foi entregue a 30 personalidades e seis instituições brasileiras na noite desta segunda-feira (07/11), em evento no Palácio do Planalto presidido pelo ministro da Cultura Marcelo Calero. A cerimônia, que contou com a presença do presidente da República Michel Temer e da primeira-dama Marcela Temer, teve como grande homenageada a sambista Dona Inove Lara, que recebeu a comenda máxima de grã-cruz.
“Nossa matriarca do samba é um  capítulo retumbante da memória afetiva do Brasil. Salve Dona Ivone Lara! Salve o samba”, bradou Calero ao fim do discurso inicial que abriu os trabalhos da homenagem.
O gênero musical foi celebrado por meio de quatro apresentações musicais regidas por Neguinho da Beija Flor, Márcio Gomes, Áurea Martins e André Lara. O Hino Nacional ficou a cargo de Fafá de Belém.
Dividida em três categorias – Grã-Cruz, Comendador e Cavaleiro -, a Ordem de Mérito Cultural agraciou grandes nomes da cultura nacional e as respectivas contribuições alcançadas no exercer do ofício. Entre os homenageados, o artista plástico Vik Muniz, o cantor Jorge Aragão, a arte-educadora Ana Mae  Barbosa e o ator Carlos Vereza.
“Nesta noite, tive a chance de apertar a mão de tantos artistas que sempre admirei de longe,” comentou em tom informal o presidente Michel Temer. Ele aproveitou a oportunidade para revelar: “Aumentamos em mais de 40% o orçamento do Ministério da Cultura em 2017”, arrancando aplausos do público presente. O veterano Carlos Vereza, conhecido pela postura antipetista e crítica ao governo de Dilma, prometeu cobrar. “Além do orçamento do MinC, também foi firmado investimento no audiovisual, favorecendo o cinema nacional. Neste momento de crise, é ousado e gratificante escutar isso”, disse o ator, que contabiliza quase seis décadas de carreira na tevê, nos palcos e no cinema.
Criado em 1995, a Ordem laureou mais de 500 representantes da cultura e das artes brasileiras. Os candidatos podem ser indicados por qualquer cidadão e passam pelo crivo de uma comissão técnica.



* * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário