Total de visualizações de página

quarta-feira, 13 de maio de 2020

UM MANTO DE LUZ QUE ATRAVESSA O MUNDO A PARTIR DE FÁTIMA


Antoine Mekary | ALETEIA

Redação da Aleteia | Maio 12, 2020

Celebrações do dia de Nossa Senhora de Fátima não terão a presença dos fiéis no seu santuário, em Portugal. Mas será possível acompanhar tudo pela internet


Pela primeira vez na sua história, o Santuário de Fátima vai celebrar os dias 12 e 13 de maio sem peregrinos nos seus espaços. Isso devido às decisões sanitárias impostas pelas autoridades por causa da pandemia provocada pela Covid-19.

“Este é um momento doloroso: o Santuário existe para acolher os peregrinos e não o podermos fazer é motivo de grande tristeza; mas esta decisão é igualmente um ato de responsabilidade para com os peregrinos, defendendo a sua saúde e o seu bem-estar”, disse o reitor do Santuário de Fátima.

“Não podemos contar com a vossa presença física, mas gostaríamos de poder contar convosco. Porque não se peregrina só com os pés, mas também com o coração, propomos-vos que façais conosco uma peregrinação pelo coração, em que o caminho não é físico, mas interior”, afirma ainda o padre Carlos Cabecinhas, desafiando os peregrinos a acenderem, na noite do dia 12 de maio, a partir das 21h30 (horário local), nas janelas de suas casas, uma vela, repetindo assim um dos gestos mais icônicos de Fátima.

Shutterstock

“Neste maio, o Santuário de Fátima é do tamanho do mundo. Celebraremos, em festa, a primeira Aparição de Nossa Senhora neste lugar, aonde veio para deixar uma mensagem de esperança, num tempo que também era marcado por tantas tribulações. ‘Não desanimes. Eu nunca te deixarei. O meu Imaculado Coração será o teu refúgio e o caminho que te conduzirá até Deus’, disse Nossa Senhora a Lúcia. Que esta esperança , que deve ser marca presente em cada cristão, nos dê alento e nos guie até ao dia em que vamos, por certo, voltar a poder estar todos reunidos na Cova da Iria para, juntos, celebrarmos a nossa fé” afirmou o padre Carlos Cabecinhas.

Como assistir às celebrações

As celebrações destes dias 12 e 13 de maio decorrerão no Recinto de Oração, que estará fechado ao público. No entanto, os peregrinos de Fátima podem acompanhar as celebrações através da internet, nomeadamente no canal do Youtube, no site ou no Facebook do Santuário.

As celebrações, sem a presença física de peregrinos e apenas com a presença das pessoas diretamente implicadas nos diferentes momentos celebrativos, começam no dia 12, às 21h30 (horário local), com o Lucernário, na Capelinha das Aparições; segue-se a oração do Rosário e Procissão de Velas, num trajeto mais curto até ao Altar do Recinto. Aí haverá uma celebração da Palavra, regressando depois a Imagem de Nossa Senhora à Capelinha das Aparições.

No dia 13, a habitual oração do Rosário começa às 9h00, na Capelinha das Aparições e às 10h00 (horário local) será celebrada a Missa da Solenidade de Nossa Senhora de Fátima, presidida pelo cardeal D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima. As celebrações terminam com a Procissão do Adeus.



* * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário