Total de visualizações de página

sábado, 16 de novembro de 2019

PROFESSORA CLARISSA Para o Governador da Bahia


A bióloga e professora Clarissa Bastos, professora em Canarana - Foto: Ilustração

"Governador Rui Costa,

Me chamo Clarissa, sou professora da rede estadual na cidade de Canarana. E venho por aqui te informar que em um ano três adolescentes da mesma unidade escolar, o Colégio Estadual José Ribeiro Araújo, unidade que trabalho, cometeram suicídio. 

Na semana passada outra adolescente do colégio estadual na cidade de América Dourada também tentou suicídio. 

Vivemos uma epidemia de doença mental, e, em termos de políticas públicas, o que tem sido feito para mudar esse quadro? 

Não é culpa das escolas estaduais tamanha coincidência. Nós professores estamos atentos a qualquer sinal. Sinalizamos as famílias. Insistimos que os estudantes falem sobre seu estado mental. Acolhemos como podemos, mas é pouco. 

Não é fácil seguir a adiante com aulas normais e ficar pensando nos olhares tristes diariamente. E torcer pra que aquele aluno que eu percebi o braço com cicatriz, ou desinteressado, ou que dorme a aula toda não seja o próximo.

Meu abraço, meus pedidos para que levante a cabeça, mil e uma chances de refazer uma atividade avaliativa, ou aconselhar e dizer que tristeza sem fim não é normal e que é necessário procurar ajuda não é suficiente para transformar esse triste quadro. 

E um suicídio me parece um gatilho pra outro adolescente também cometer. Isso vem se tornando uma bola de neve na região de Irecê. 

Precisamos de uma intervenção urgente! Atendimento psicológico dentro das unidades escolares. Sabe por quê? Porque o sentimento de impotência cai sobre professores e sobre a direção e nos adoece também.

E então, Governador Rui Costa, que hora vai olhar para nossos adolescentes? Estou cansada de perder alunos para depressão. E isso é responsabilidade do senhor também.

Aguardando ansiosamente por uma resposta.


Clarissa Bastos
Professora de Biologia no CEJRA, Canarana, Bahia."

* * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário