Total de visualizações de página

quarta-feira, 20 de novembro de 2019

O ECONOMISTA GUSTAVO FRANCO É O PALESTRANTE DA TERCEIRA CONFERÊNCIA DO CICLO “EM BUSCA DE NOVOS HORIZONTES: ECONOMIA E DISCIPLINAS AFINS”


A Academia Brasileira de Letras dá continuidade ao seu Ciclo de Conferências do mês de novembro, intitulado Em busca de novos horizontes: economia e disciplinas afins, com palestra do economista Gustavo Franco. O tema escolhido é Economia e Literatura. A coordenação é do Acadêmico e economista Edmar Bacha. O evento será realizado no dia 21 de novembro, às 17h30, no Teatro R. Magalhães Jr., Avenida Presidente Wilson, 203 – Castelo, Rio de Janeiro. Entrada franca.
A Acadêmica e escritora Ana Maria Machado é a coordenadora-geral dos Ciclos de Conferências de 2019.
Os Ciclos de Conferência, com transmissão ao vivo pelo Portal da ABL, têm o patrocínio da Light.
 Serão fornecidos certificados de frequência.
 A intitulação Em busca de novos horizontes: economia e disciplinas afins, segundo o Acadêmico Edmar Bacha, refere-se à relação da Economia com outras disciplinas, como História, Literatura e Direito.
O Ciclo de Conferências Em busca de novos horizontes: economia e disciplinas afins terá mais uma palestra, na quinta-feira, dia 28/11, no mesmo local e horário, com a conferencista Elena Landau, sobre o tema Economia e Direito.
 O Conferencista
Gustavo H. B. Franco está entre os mais importantes e influentes economistas do país. Começou sua carreira no setor público em maio de 1993, como Secretário Adjunto de Política Econômica quando Fernando Henrique Cardoso assumiu o Ministério da Fazenda.
Foi presidente do Banco Central do Brasil e também diretor da Área Internacional do Banco Central entre 1993 e 1999. Teve participação central na formulação e operacionalização do Plano Real, bem como nos debates associados à estabilização e às reformas que se seguiram.
Depois de deixar o Banco Central, fundou a Rio Bravo Investimentos, instituição líder em investimentos alternativos no Brasil. Com cerca de R$ 13 bilhões sob gestão, a Rio Bravo está associada, desde 2016, à Fosun, um dos mais destacados grupos privados chineses.
Participa e participou de diversos conselhos consultivos e de administração (empresas como NuBank, Banco Daycoval, Pottencial Seguradora, Unik, BM&FBovespa, Via Varejo, Telemig entre outras), é professor do Departamento de Economia da PUC-Rio (desde 1986) e escreve regularmente para O Globo e O Estado de S. Paulo.
Franco organizou diversos livros sobre intersecções entre economia e literatura reunidos em uma coleção iniciada em 2005 dos escritos de Machado de Assis, Fernando Pessoa, Goethe e Shakespeare.
É bacharel (1979) e mestre (1982) em economia pela PUC do Rio de Janeiro e PhD (1986) pela Universidade de Harvard.

Leitura complementar
Para consultar mais materiais como os citados, acesse o link abaixo e visite os "Levantamentos bibliográficos" realizados para este evento.


* * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário