Total de visualizações de página

quinta-feira, 14 de novembro de 2019

ABL E UNIVERSIDADE DE SALAMANCA REALIZAM JORNADA LITERÁRIA “OS MUNDOS DE ROSA CHACEL, ENTRE A AMÉRICA E ESPANHA”, NO RIO DE JANEIRO


A Academia Brasileira de Letras e o Centro de Estudos Brasileiros (CEB) da Universidade de Salamanca, na Espanha, realizaram, com a participação de Acadêmicos e convidados, a Jornada Literária “Os mundos de Rosa Chacel, entre a América e Espanha”. O evento foi realizado no dia 13 de novembro, às 14h, no Salão Nobre do Petit Trianon, Avenida Presidente Wilson, 203 – Castelo, Rio de Janeiro. Entrada franca.
A homenageada
Rosa Chacel nasceu em Valladolid em 1898. Mudou-se para Madri, matriculando-se na Escola de Belas Artes de San Fernando, onde estudou escultura e conheceu o seu marido, o pintor Timoteo Pérez Rubio. Frequentou as reuniões literárias e o Ateneo de Madrid, onde teve contato com intelectuais da época. Depois de viver vários anos em Roma, publicou, em 1930, seu primeiro romance, Estación. Ida y vuelta. Durante a Guerra Civil, deixou a Espanha. Em 1959, a Fundação Guggenheim concedeu a Rosa uma bolsa de criação e ela mudou-se para Nova York, onde morou por dois anos. Rosa Chacel retornou à Espanha nos anos 70 e continuou sua frutífera capacidade criativa até sua morte em Madri, em 1994.
Exposição
O Instituto Cervantes inaugura exposição em homenagem a Rosa Chacel, intitulada “Rosa Chacel no Rio de Janeiro”. O evento será dedicado a uma das escritoras espanholas mais importantes do século XX, Rosa Chacel, que viveu seu exílio na cidade do Rio de Janeiro até 1977. Haverá também um colóquio com a Profa. Dra. Silvia Cárcamo (UFRJ) e convidados, que falarão dessa grande escritora e da influência do Brasil em suas obras. A exposição será inaugurada terça-feira, dia 12 de novembro, às 19h00, no Instituto Cervantes, Rua Visconde de Ouro Preto, 62 – Botafogo.
Os Acadêmicos
Marco Lucchesi
Sétimo ocupante da Cadeira n.° 15 da ABL, eleito em 3 de março de 2011, Marco Lucchesi é poeta, romancista, ensaísta e tradutor. Desde dezembro de 2017 preside a Academia Brasileira de Letras. Publicou mais de 40 livros ao longo de sua trajetória. Primeiro filho brasileiro de uma família italiana, o Presidente da ABL notabilizou-se pela criatividade marcada por uma sólida formação intelectual – que inclui o conhecimento de mais de 20 línguas.
Professor titular de Literatura Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Lucchesi tem pós-doutorado em Filosofia da Renascença na Alemanha. Formado em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), possui mestrado e doutorado em Ciência da Literatura.
Colaborador de importantes órgãos de imprensa, atualmente é colunista do jornal O Globo. Foi editor das revistas Poesia Sempre (Biblioteca Nacional), Tempo Brasileiro e Revista Brasileira (ABL).
Seus livros mais recentes são O carteiro imaterial (ensaios), Clio (poesia) e O bibliotecário do imperador (romance).
Lucchesi ganhou três Prêmios Jabuti, o mais tradicional prêmio literário do Brasil, concedido pela Câmara Brasileira do Livro.
Domício Proença Filho é Professor Emérito e Professor Titular de Literatura Brasileira da Universidade Federal Fluminense, aposentado. Doutor e Livre-Docente em Letras, foi Professor da disciplina e de língua portuguesa em diversos outros estabelecimentos de ensino superior, entre eles, a Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Pontifícia Universidade Católica da mesma cidade. Na condição de Professor Titular Convidado (Guest professor), ministrou cursos na Universidade de Colônia e na Escola Técnica de Altos Estudos de Aachen.
Participou, como conferencista e debatedor, de seminários e cursos promovidos por instituições de ensino superior e centros de estudos em Lisboa, Coimbra, Porto, Colônia, Tübingen, Munique, Roma, Bolonha, Madri, Salamanca, Paris, Clermont Ferrand e Minesota.
O Acadêmico é, também, crítico, ensaísta, poeta, ficcionista, roteirista e promotor cultural. Publicou 68 livros, entre eles, Estilos de época na literatura, a linguagem literáriaA poesia dos Inconfidentes (org.); Oratório dos InconfidentesO risco do jogo – poemas; Capitu - memórias póstumas (romance); Breves estórias de Vera Cruz das AlmasNova ortografia da língua portuguesa – guia prático; Leitura do texto, leitura do mundo; e Muitas línguas, uma línguaa trajetória do português brasileiro. É membro da Academia Brasileira de Letras, de que foi presidente (2016-2017), da Academia Brasileira de Filologia, da Academia das Ciências de Lisboa e do PEN Clube do Brasil.
Os Conferencistas
Silvia Inês Carcamo é licenciada em Letras pela Universidade Nacional de Rosario (Argentina), Mestre e Doutora em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Fez estágios de pesquisa na Universidade Autônoma de Barcelona (1991 e 2009). É Professora Titular da Faculdade de Letras (UFRJ). Atua nos cursos de Graduação em Letras na UFRJ e no Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas. Orientadora de dissertações de Mestrado e teses de Doutorado em Estudos Hispânicos. Co-organizadora de Narrativa espanhola contemporânea (2012), editado pela Editora da UFF, e de Mitos españoles. Organizadora do número 15 da revista ALEA. Ministrou cursos no Instituto Cervantes, no Instituto Cultural Brasil-Argentina e em diversas universidades (UFMG, UFA, UFJF, UFES) e em colaboração com as universidades de Granada e Salamanca. Publicou em periódicos nacionais e estrangeiros artigos sobre literatura hispano-americana e espanhola contemporâneas, especialmente referentes às problemáticas da memória, da História e das subjetividades na contemporaneidade. Foi Presidente da Associação Brasileira de Hispanistas, da qual foi membro fundador. Pertence ao Grupo de Pesquisa Relações Literárias Interamericanas da Associação Nacional de Pós-Graduação em Letras e Linguística (Anpoll).
Javier Montes (Madri, 1976) venceu com Los penultimos, seu primeiro romance, o Prêmio Internacional de Novela José María de Pereda. Em seguida, publicou o romance Segunda parte, ambos pela Editora Pre Textos. Com Andrés Barba ganhou o Prêmio Anagrama de Ensaio para a Pornografia e, na mesma editora, publicou o romance La vida de hotel e seu livro mais recente, Varados en Río, focado no relacionamento de quatro autores estrangeiros, incluindo Rosa Chacel, com a cidade do Rio de Janeiro e a influência do Brasil em suas obras. Em 2010, a revista Granta incluiu em sua seleção “Os melhores jovens escritores da língua espanhola”. Atualmente, conta com Leonardo Grant, da Fundação BBVA, para escrever seu próximo projeto, o romance Luz del Fuego. Colabora com El PaísABCGrantaArtforum e The Literary Hub, entre outros meios de comunicação. Seu trabalho foi traduzido para inglês e cinco outros idiomas.
O espanhol Antonio Maura é diretor do Instituto Cervantes do Rio de Janeiro, Sócio Correspondente da Academia Brasileira de Letras desde 2011, e é um dos mais atuantes estudiosos e divulgadores da Literatura e da Cultura brasileira na Espanha. Nascido em Bilbao, em 1953, é formado em Filosofia e em Jornalismo, doutor em Filologia Românica pela Universidade Complutense de Madri, com a primeira tese defendida em seu país sobre um escritor brasileiro: “O discurso narrativo de Clarice Lispector”. Entre 2005 e 2009 foi diretor da Cátedra de Estudos Brasileiros na mesma universidade onde se fez doutor. Além disso, foi Professor Visitante e Diretor da Casa de Cultura Hispânica na Universidade Federal do Ceará, de 1982 a 1985. É autor da versão em espanhol de Casa Grande & Senzala, de Gilberto Freyre, na edição de 2010. Entre seus livros publicados, destacam-se os relatos Piedra y ceniza e os romances Voz de humoAyno e Semilla de Eternidad.
Francisco Gallo nasceu em 19 de dezembro de 1957, em Madri, é de família andaluza com raízes na cidade de Baeza. Casado, pai de 3 filhas e avô de 3 netos. Formado em Direito e em Administração de Empresas pela Universidad Pontificia de Comillas. Participou também de um Programa de Gerenciamento Geral na IESE Business School. Sua carreira profissional é desenvolvida há mais de 30 anos no setor financeiro, desempenhando diversas funções sempre relacionadas ao setor bancário internacional e, principalmente, à América Latina. Seu último cargo no setor bancário foi o de Vice-Diretor de Comunicação da Divisão de Américas do Banco Santander de 2003 a 2013. Em 2014, ingressou na Fundação Cultural Hispano-Brasileira como Diretor Executivo e participou com entusiasmo da promoção em todas as áreas da cultura brasileira na Espanha. Merecem destaque os programas da FCHB, como o filme Novocine, que comemora sua 13.a edição este ano em Madri, e o programa Writer in Residence, que acontece com a presença dos mais ilustres escritores brasileiros na Residência Estudantil em Madri.
Manuel Portillo Rubio é Doutor em Biologia desde 1982 pela Universidade de Salamanca e Professor de Zoologia na Faculdade de Biologia dessa universidade, desde 1978, onde leciona na graduação, pós-graduação e doutorado. Sua atividade de pesquisa e suas publicações se concentraram, principalmente, no estudo de sistemática, fauna e biologia de insetos. Durante sua carreira de professor e pesquisador, participou de vários eventos científicos e em museus e centros de pesquisa nacionais e estrangeiros. Além disso, ocupou diferentes cargos acadêmicos, como Secretário e Vice-reitor da Faculdade de Biologia, e Vice-chanceler do ensino da Universidade de Salamanca. Desde 2013 é Vice-diretor do Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Salamanca.
11/11/2019


* * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário