Total de visualizações de página

segunda-feira, 21 de outubro de 2019

SETE DONS DO ESPÍRITO SANTO


No Espírito Santo, Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, reside o Amor Supremo entre o Pai e o Filho. Foi pelo Divino Espírito Santo que Deus se encarnou no seio de Maria Santíssima trazendo Jesus ao mundo para nossa salvação. Pedi e se vos dará. Buscai e achareis. Batei e vos será aberto! (Mateus cap 7, vers 7). Por essa virtude, Deus nos propicia a coragem necessária para enfrentarmos as tentações, vulnerabilidade diante das circunstâncias da vida e firmeza de caráter nas perseguições e tribulações causadas por nosso testemunho cristão diante do mundo.

Dom da Fortaleza: Roguemos a Deus para que essa virtude seja nossa companheira inseparável; testemunhemos nosso amor a Deus por palavras e obras. Assim, viveremos na fé e pela fé, certos de que seremos felizes aqui e na eternidade.

Dom da Sabedoria: O sentido da sabedoria humana reside no reconhecimento da sabedoria eterna de Deus, Criador de todas as coisas que distribui seus dons conforme seus desígnios. É um dom que vem do alto e flui através do Espírito Santo que rege a Igreja de Deus sobre a terra.

Dom da Ciência: Todo o saber vem de Deus. Se temos talentos, deles não nos devemos orgulhar, porque de Deus é que os recebemos. Se o mundo nos admira, bate aplausos aos nossos trabalhos, a Deus é que pertence esta glória, a Deus - que é o doador de todos os bens.

Dom do Conselho: Hoje, mais do que nunca está em foco a educação da mocidade e todos reconhecem também a importância do ensino! As dificuldades internas e externas, materiais e morais, muitas vezes passam pelo dom do Conselho, sem disto nos apercebermos. É uma responsabilidade, portanto, cumprir a vontade de Deus que destinou o homem para fins superiores, para a santidade. Para que possamos auxiliar o próximo com pureza e sinceridade de coração, devemos pedir a Deus este precioso dom, com o qual O glorificaremos aos mostrarmos ao irmão as lições temporais que levam ao caminho da salvação. É sob a influência deste dom que se ensina a praticar os atos da caridade, da obediência, da penitência, do amor ao próximo.

Dom do Entendimento: Há pessoas que, mesmo sem entender os preceitos da Igreja, permanecem fiéis aos seus ensinamentos; possuem  o sabor pelas coisas de Deus e mesmo ignorando o vasto significado da liturgia, dos dogmas, das orações, dão testemunho de intensa devoção e piedade. Estão repletos de sabedoria, mas falta-lhes o entendimento, que resume-se na busca pela compreensão das coisas de Deus no seu sentido mais profundo.

Dom da Piedade: Nos dias de hoje, considerando a população mundial, poucas pessoas encontram prazer em serem devotas e piedosas; as poucas que o são, tornam-se geralmente alvo de desprezo ou escárnio de pessoas que tem outra compreensão da vida. Realmente, é grande a diferença que há entre um e outro modo de viver. Resta saber qual dos dois satisfaz mais à alma, qual dos dois mais agrada a Deus. Não é difícil acertar a solução do problema. Num mundo materialista e distante de Deus, peçamos a graça da piedade, para que sejamos fervorosos no cumprimento das Escrituras.

Dom do Temor: Teme a Deus quem procura praticar os seus mandamentos com coração sincero. Devemos buscar em 1º lugar o reino de Deus, e o resto nos será dado por acréscimo. O mundo muitas vezes sufoca e obscurece o coração. Todas as vezes que transigências fizemos às tentações, com certeza desprezamos a Deus Nosso Senhor. Quantas vezes preferimos a causa dos bens miseráveis deste mundo e esquecemo-nos de Deus! Quantas vezes tememos mais a justiça dos homens do que a justiça de Deus!


"Gotas de Crystal - Whats 32 99131 1743"

* * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário