Total de visualizações de página

terça-feira, 7 de maio de 2019

O MELHOR CAMINHO PARA A SAÚDE


De um artigo assinado por Percy Waxman, intitulado “O temor não é senão um mau hábito”, transcrevemos os parágrafos finais, pela nota sadia que exprimem:

            “Todos devemos aprender, cedo ou tarde, que ninguém além de nós mesmos pode dissipar nossos temores. Os amigos podem simpatizar conosco e consolar-nos, procurar acalmar-nos com palavras bondosas e expressões otimistas, mas ninguém, senão nós mesmos, pode eliminar nossos temores ou aliviar-nos da necessidade de suportá-los. E ainda que suportar francamente nossos temores seja o primeiro passo a ser dado para dissipá-los, não é o único”.

            “A um célebre anatomista inglês, um jovem estudante perguntou qual era a melhor cura para o temor, e ele respondeu: ‘Procurar fazer alguma coisa em prol de alguém.’ A resposta assombrou o estudante, que pediu mais explicações, ao que o mestre acrescentou: Você não pode ter em mente, ao mesmo tempo, dois conjuntos opostos de pensamentos. Um afugentará sempre o outro. Assim, por exemplo, se sua mente está completamente com o desejo altruísta de ajudar outra pessoa, não pode ao mesmo tempo albergar o temor”.

            “Isto é precisamente o que queria dizer São João, ao escrever: ‘O perfeito amor lança fora o temor’. Tenho experimentado que a luta puramente intelectual contra o temor não basta. É, nem mais nem menos, assunto de uma conquista espiritual”. Como disse o Dr. Sadler, bem conhecido psiquiatra: “A única solução de cura conhecida para o temor é a fé.” A fé num poder exterior a nós, desfaz o temor. A fé mantém-nos serenos em meio ao perigo, capacita-nos para considerar a vida com todos os azares e ameaças, sem titubear, e nos permite arrostar as situações com confiança impossível de ser obtida de qualquer outra maneira.

            “Quando na hora de nossa necessidade buscamos essa Mão Auxiliadora, renasce-nos o valor e dissipam-se na insignificância as névoas do temor.”

(A CHAVE DA FELICIDADE E A SAÚDE MENTAL- Marcelo J. Fayard - Capítulo 11 - Emoções e enfermidades.)

* * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário