Total de visualizações de página

segunda-feira, 13 de maio de 2019

O ESPORTE E A QUALIDADE DE VIDA - Antônio Baracho*


Há poucos dias, em conversa com alguns amigos, falei da necessidade da prática do esporte e que podemos ser o médico do nosso corpo. Portanto, você e eu, todos devemos assumir total responsabilidade por nossa própria saúde.

Vida é movimento. Boa comida só não resolve o corpo quer atividade. O mais importante para o corpo não são as proteínas, vitaminas, enzimas, gorduras, minerais... É o oxigênio. Pode-se viver meses sem qualquer alimento, mas apenas cinco minutos sem oxigênio. O nível de absorção de oxigênio é determinado pelo nível de atividade física. Sem exercício, o alimento não pode ser bem digerido e metabolizado: será mal assimilado, provocará eliminação preguiçosa e, em consequência, doença e envelhecimento prematuro.

Quando alguém solicita a opinião de um médico ou psicólogo sobre a necessidade do esporte, é bom enfatizar a importância, para a saúde do homem, da prática do exercício físico, sem excesso, na organização dos seus lazeres.

É importante esclarecer que não devemos praticar determinados tipos de exercício sem a orientação de um profissional. Neste caso, para termos a certeza de sua ação favorável, façamos assim, da atividade esportiva, um fator de prolongamento da vida, pois, é certo que o coração do homem que pratica esporte tem melhor rendimento que o coração das outras pessoas. Pois, assim como um carro corre melhor com gasolina pura, de alta qualidade, também seu corpo requer o alimento de melhor qualidade para funcionar sem atritos. O valor do esporte sob o aspecto psicológico é muitíssimo importante, contando que não se subestimem as dificuldades relativas à mudança do sistema de vida das pessoas. Alterar os hábitos importa sempre numa mudança de atitude pessoal, mas o homem, dificilmente, se convence disso. Ele deve, porém, admitir que a saúde é um patrimônio que deve ser preservado, tanto física como psiquicamente. Devemo-nos conformar com as leis da vida. Cada idade tem suas particularidades que precisam tomar rumos novos, isto é, progredir além dos velhos caminhos. Somente quando essa nova perspectiva se tornar natural, é que se pode garantir um novo sistema de vida.

Há uma finalidade e uma natureza divina em cada vida, e a razão real para se conseguir boa saúde e construir um corpo saudável e vigoroso é preparar o caminho para o nosso crescimento espiritual e perfeição. Libertos da doença e do sofrimento, podemos seguir nossa verdadeira finalidade na vida - que é o aperfeiçoamento da nossa mente e do nosso espírito.


*Antônio Baracho, Poeta Psicólogo.
Membro da Academia Grapiúna de Letras- AGRAL e do Clube do Poeta Sul da Bahia.
Tel. (73) 98801-1224 / 99102-7937

E-mail: antoniobaracho@hotmail.com


* * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário