Total de visualizações de página

sexta-feira, 17 de maio de 2019

AULA DE DESENHO - Nizzar Qabbani



Meu filho põe sua caixa de pintura à minha frente. Pede que eu desenhe um pássaro. Ponho o pincel no pote de cor cinza e pinto um quadrado com fechaduras e grades. Seus olhos se enchem de surpresa: Mas isso é uma prisão, papai! Não sabes desenhar um pássaro? E lhe digo: - Filho, me perdoe. Esqueci a forma dos pássaros.

Meu filho põe então o caderno de desenhos à minha frente. E pede para que desenhe uma espiga de trigo. Tomo um lápis. E desenho uma arma. Meu filho ri de minha ignorância, perguntando: Papai, não sabes a diferença entre uma espiga de trigo e uma arma? E digo: Filho, uma vez usei a forma da espiga de trigo, a forma do pão, a forma da rosa. Mas nestes tempos duros as árvores da floresta se juntaram aos homens da milícia e a rosa agora veste uniformes escuros.

Neste tempo de espigas, de trigos armados, de pássaros armados, de cultura armada, e de religião armada, não se pode comprar o pão sem encontrar uma arma em seu interior. Não se pode colher uma rosa do campo sem que seus espinhos nos arranhe a cara. Não se pode comprar um livro que não vá explodir entre nossas mãos.

Meu filho senta-se na borda da minha cama e pede que eu recite um poema. Uma lágrima cai de meus olhos na almofada. Ele a toma, surpreendido, dizendo: Mas esta é uma lágrima, papai! Não é um poema! E lhe digo: Quando cresceres, meu filho, e quando aprenderes o diwan da poesia árabe, descobrirás que “palavra” e “lágrima” são irmãs gêmeas e que o poema árabe não é mais do que uma lágrima chorada por dedos que escrevem.

Meu filho toma seus pincéis, a caixa de tintas da minha frente e pede que eu desenhe uma pátria. O pincel treme em minhas mãos e eu me afundo, chorando...




* * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário