O cientista político Simon Schwartzman faz na
Academia Brasileira de Letras, a segunda palestra do ciclo de conferências “A
educação no Brasil de hoje”, sob coordenação do Acadêmico e professor Arnaldo
Niskier. O evento foi realizado no dia 18 de abril, no Teatro R. Magalhães Jr.
(Avenida Presidente Wilson, 203, Castelo, Rio de Janeiro). Entrada franca.
Foram fornecidos certificados de frequência.
A Acadêmica Ana Maria Machado é a Coordenadora-Geral dos
ciclos de conferências de 2019.
O ciclo terá mais uma palestra, dia 25 de abril, também uma
quinta-feira, no mesmo local e horário, intitulada Os desafios da educação
a distância, com Celso Niskier.
O CONFERENCISTA
Simon Schwartzman estudou sociologia e ciência política
na Universidade Federal de Minas Gerais, tem um mestrado em sociologia pela Faculdade
Latino-americana de Ciências Sociais (FLACSO, Chile), e é doutor em ciências
políticas pela Universidade da California, Berkeley. Nos últimos anos, tem
trabalhado em temas de educação, ciência e tecnologia e políticas sociais. Foi
professor da Universidade Federal de Minas Gerais, do Instituto Universitário
de Pesquisas do Rio de Janeiro e da Escola Brasileira de Administração Pública
da Fundação Getúlio Vargas.
Na Universidade de São Paulo, foi professor de Ciência
Política e diretor científico do Núcleo de Pesquisas sobre Ensino Superior
entre 1990 e 1994, e Presidente do IBGE entre 1994 e 1998. Foi professor
visitante nas Universidades de Columbia, Stanford, California/Berkeley e
Harvard, nos Estados Unidos. É membro da Academia Brasileira de Ciências, Grão
Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico e Comendador da Ordem Nacional do
Mérito Educativo. Seu livro mais recente é Situação e Caminhos do Ensino
Médio e Técnico no Brasil, São Paulo, Fundação Santillana 2016.
Schwartzman é autor de, entre outros, Education in
South America. London: Bloomsbury, 2015; Higher Education in the
BRICS Countries - Investigating the Pact between Higher Education and Society (com
Romulo Pinheiro e Pundy Pilay), Springer, 2015; Brasil: A Nova Agenda
Social (com Edmar Bacha). Rio de Janeiro, LTC, 2011; Políticas
Educacionais e Coesão Social – Uma Agenda latino-americana (com Cristian Cox),
Rio de Janeiro, Elsevier; São Paulo: iFHC, 2009; University and Development in
Latin America. Successful Experiences of Research Centers. Global
Perspectives on Higher Education volume 14. Rotterdam: Sense Publishers,
2008; Os Desafios da Educação no Brasil (com Colin Brock), Rio de
Janeiro, Editora Nova Fronteira, 2005; Pobreza, exclusão social e modernidade:
uma introdução ao mundo contemporâneo. São Paulo, Augurium Editora, 2004; As
causas da pobreza, Rio de Janeiro, Editora da Fundação Getúlio Vargas,
2004; A Escola vista por dentro, com João Batista Araújo e Oliveira,
Belo Horizonte, Alfa Educativa, 2002; Bases do Autoritarismo Brasileiro,
Editora Unicamp, 5ª edição, 2015; Um Espaço para a Ciência: Formação da
Comunidade Científica no Brasil, 4ª edição, Editora da Unicamp, 2015e The
New Production of Knowledge (com Michael Gibbons, Martin Trow, Peter
Scott, Helga Nowotny e Camille Limoges, Sage,1994.
11/04/2019
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