Total de visualizações de página

sexta-feira, 1 de março de 2019

LEMBRANÇAS DO PRADO - Antonio Baracho


A minha última estada no Prado foi a passeio, mas o que mais me chamou atenção foi o atrativo de seus encantos... Outras cousas ficaram à margem. Tanto que dali a gente sai pensando em quando poderá voltar para o convívio daquela gente boa que faz jus ao ambiente esplêndido onde as cachoeiras encantam a todos que de alma isenta as contemplam com vontade de entregar-se às carícias de suas águas límpidas... Mas não foi isto que comigo aconteceu: folguei-me apenas em contemplá-las abastecendo-me de seus encantos. Isto porque o tempo não permitiu que o fizesse além do delicioso passeio a barco, do inesquecível banho de mar e da estirada até Comuruxatiba, situada a poucos quilômetros da sede, - lugar aprazível e lindo, com as suas areias monazíticas.

Quem não conhece o Prado, é bom que procure conhecê-lo, pois o Prado dispõe, além do seu encanto natural realçado pela areia branca que o contorna e reaviva o verde que o tapisa, o ar reconfortante que se respira e a boa água que se bebe... O visitante sai de lá conduzindo no íntimo a satisfação de ter conhecido um lugar realmente encantador. Essa satisfação ficou impregnada no meu ser por tudo o que a sua natureza proporcionou, inclusive uma via de acesso verdejante e tranquila que liga o município de Itamaraju ao Prado.

Para quem deseja conhecer o Prado há várias opções de hospedagem: Pode-se, com facilidade, conseguir casa de aluguel para uma temporada à escolha do veranista. E é oportuno dizer-se que numa casinha modesta, mesmo de telha-vã, o luar do Prado é mais belo... Na encantadora cidadezinha já brilha um hotel de cinco estrelas, cujo brilho, aliás, não constitui, absolutamente, o seu principal atrativo porque o seu principal atrativo, como já disse, está na sua beleza paisagística, nas suas cachoeiras dadivosas, na delícia do seu clima, na simpatia da sua gente...

Neste momento, quando digito esta inútil louvação, penso em Dorival Caymmi, de violão em punho, parodiando a sua famosa canção em que mal altera a letra:

Você já foi ao Prado, nêga?
Não?
Então, vá!...


Membro da Academia Grapiúna de Letras- AGRAL, ocupante
da cadeira nº 11.
Tel. (73) 99102-7937 / 98801-1224


* * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário