Total de visualizações de página

quinta-feira, 4 de outubro de 2018

NO MEU VOTO MANDO EU... - JOÃO DE PAULA

Eleição é igual a um banquete.

Acredito que toda eleição tem que existir o candidato e o eleitor, onde a democracia deve ser respeitada e vivenciada na proposta decisiva do voto individual e de quem manda no meu voto sou eu.

É claro que deve existir a campanha educacional e de conscientização; mas, cada um de nós, em suas individualidades e opções de vida, devemos escolher e eleger quem mais simpatizamos, queremos, ou que conquistou com suas propagandas e propostas; os nossos sentimentos.

Eleição para vereador, prefeito, governador, deputado, senador, ou diretor, coordenador, presidente de bairro, instituições, condomínios, sindicatos; devem ser respeitados às leis e os procedimentos de direitos e deveres do cidadão.

O procedimento eleitoral deve ser comparado com um festim, um banquete, onde são expostos os alimentos à mesa; e cada pessoa, rica ou pobre, gorda ou magra, homem ou mulher, vai se servir do que mais gosta e do que acredita ter mais sabor, para uma excelente degustação.

O eleitor pode sim, ouvir o falatório de um e de outro, o discurso, a oração, a proposta, a boa ideia, a indicação, a orientação, o que voga mais, o que pode ser mais saboroso, ou não. Mas, cabe a cada um de nós saber distinguir o sabor, porque cada coisa tem o seu sabor todo especial.

Vale respeitar a opinião, a decisão, a escolha feita, a participação, seja qual for a escolha do cidadão. Assim, deve ser conduzido o processo eleitoral: sem a propaganda enganosa, sem a violência, sem imposição, sem ameaças, sem medo, sem imposições, sem trapaças, sem falsas promessas, sem amizades desfeitas por causa dos interesses e da poeira que se esconde debaixo dos tapetes.

A comida azeda ou salgada por demais; devemos excluir do cardápio. Assim, o candidato falsário, corrupto, mentiroso, ladrão, trapaceiro. Enganador. Ficha suja. O ilusionista. O falso profeta. O maligno.

Neste processo de votar e eleger o melhor candidato, jamais devemos ser uma “Maria vai com as outras”, porque devemos indicar, apontar, defender, ou se associar, aquele candidato benfeitor, que, possamos contar com ele ou sugerir ideias e propostas em benefício da coletividade, ou até mesmo da humanidade. Temos que ser firmes e fortes, não folhas secas que o vento leva para onde ele quer.

Nada de desfazer as boas amizades, por causa da politicagem, por causa da bandeira de um candidato em detrimento de outro.
Nada de desfazer de uma boa amizade, por causa da diferença de opção e pensamento.

Deve prevalecer a liberdade de escolha!
Deve prevalecer a ordem, o respeito, a opção subjetiva!
Se o candidato eleito nos decepcionar, for decepcionante em sua gestão, vai caber à Justiça o julgamento dos seus atos e ações.

Ninguém merece ser enganado! Não merecemos de jeito nenhum sermos decepcionados e frustrados com gestor, administrador, conselheiro, orientador, por seus desvios e condutas de metas e propostas, por esconder dos eleitores; os interesses reais de sua administração.

Nosso patriotismo é votar! É escolher alguém especial para administrar nossa casa, nossa comunidade, nossa cidade, nosso pais, ou mais.
Deus nos fará Justiça!

Faça o que seu coração mandar, determinar, sem nenhuma influência maléfica.

Votar consciente!
Vamos exercer a nossa liberdade de escolhas!
Votar na certeza de que dias melhores virão!

Votar para combater a doença, a pobreza e o conflito, em benefício da ordem, da formação pessoal, da educação, do respeito, da moral e dos bons costumes.

Vamos votar sim, prevalecendo à justiça, o amor, a esperança, a fé, o otimismo, o desejo de transformar esta nação em menos infernal, gerando felicidade com paz, saúde e prosperidade para todos.

Façamos da mesa do banquete, da fartura e da diversificação, as opções ao paladar de cada um de nós. Cada qual faça seu prato, seu pf, seguindo à degustação por uma satisfação melhor, maior, gloriosa e gozosa, alimentando o corpo e o espírito.

O Brasil que queremos é o de Paz e Amor. Votemos nos candidatos que erguem estas bandeiras, com a rósea do amor.

Um Brasil sem fome...
Um Brasil sem desigualdades sociais...
Um Brasil de oportunidades para todos...
Um Brasil mais fraternal...
Um Brasil sem doenças...
Um Brasil sem pobreza...
Um Brasil sem conflitos...

Um Brasil que tenha emprego para todos, com salários dignos, reais, que possam proporcionar o bem-estar de cada um de nós. Mediante sua capacitação profissional.
Um Brasil de Escolas, boas moradias, boas estradas, boas praças, flores e jardins, bons cidadãos em todos os níveis e setores.

Homens de Deus!
Homens de Bem!
Homens com os pés no chão e o olhar voltado para o futuro.

Vamos votar, sim,
Exercer a cidadania,
Exercer o poder de nosso voto,
A escolha é toda sua.

Você Decide...


João Batista de Paula 
Escritor e Jornalista

* * *

Um comentário:

  1. MUITO OBRIGADO PELA CONTEXTUALIDADE. O IDEAL É SER CONSCIENTE NAS ESCOLHAS NA HORA DE VOTAR, PORQUE A GENTE VIVE FAZENDO ESCOLHAS.
    MUIGO OBRIGADO!
    VAMOS RESPEITAR SIM, AS INDIVIDUALIDADES, . A LIBERTADE, O DIREITO SUBJETIVO..
    VAMOS VOTAR...
    VAMOS FAZER AFIRMAÇÕES POSITIVAS POR UM VIVER MAIS FELIZ, ONDE O MAL JAMAIS VENÇA O BEM.
    ATENCIOSAMENTE. JOÃO DE PAULA.

    ResponderExcluir