Total de visualizações de página

quarta-feira, 24 de outubro de 2018

ITABUNA CENTENÁRIA UM SONETO: Levaste de mim - Geraldo Maia


Levaste de mim

Levaste tudo de mim,
pedaços de sonhos esparramados na mesa,
sem ter mais quem os devore,
vão apodrecer ou parar no lixo,
teu cheiro que ainda perfuma
os vestígios do rosto que se demora no espelho,
levaste sim, tudo que é teu,
teus vestidos de solidão, teus sapatos de preguiça,
levastes a alma das paredes, o sorriso do silêncio,
mas tiveste que arrancar do tempo as horas de tua agonia,
cortaste na raiz a ternura que brotou em tua ferida,
sim, foi com esforço que tiraste
o carinho pregado em tuas noites de dor e medo,
mais fácil foi arrancar o rastro do teu abraço,
o sabor de entrega do beijo,
ainda dói no lugar de onde tiraste à frio
a minha alma de teu vazio,
doeu, não nego, mas pior foi cortar os laços do olhar
que ficaram trôpegos, cambaleantes,
soltos no espaço imenso que abristes entre tua mão e a minha,
um abismo que tentei preencher na marra
com tanta lágrima que fosse possível te lavar da memória,
foi pior que dor de dente, dor de viúva, dor de chuva do telhado,
foi pior que arrancar o coração a pulso, bater, bater, machucar,
cortar em pedaços até te arrancar de mim aquele teu pedaço
que sem querer deixaste cair na pressa para te levares
tudo que possa te prender à minha vida,
então, deixa ele aqui, não sei mesmo para onde enviar,
eu te prometo cuidar do mesmo jeito com que cuidei
daquele teu outro pedaço que me chegou todo esmigalhado
e foi preciso ir colando com meu próprio sangue e zelo
até que ficasse de novo inteiro, belo, lindo,
forte e precioso como sempre serás para mim,
mesmo que seja só um pedaço esquecido sem querer
na minha porta por onde saíste descuidada
sem ter sequer tempo para o que ficou de ti mesma,
e te deixaste assim esse pedaço de ti,
talvez para compensar, já que levaste de mim a vida inteira.


Geraldo Maia, poeta 
Estudou Jornalismo na instituição de ensino PUC-RIO (incompleto)
Estudou na instituição de ensino ESCOLA DE TEATRO DA UFBA
Coordenou Livro, Leitura e literatura na empresa Fundação Pedro Calmon
Trabalha na empresa Folha Notícias,
Filho de Itabuna/BA/BRASIL, reside em Louveira /SP.

* * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário