Total de visualizações de página

sábado, 22 de setembro de 2018

A QUESTÃO DA JUSTIÇA – Dom Ceslau Stanula


Falta menos de um mês das importantes eleições no Brasil.

Um dos  estudiosos da Bíblia , Pe.Luis Alonso Schokel, espanhol, na sua introdução ao Livro da Sabedoria, da Bíblia do Peregrino, (Edição Paulus) chama este livro como "Tratado da teologia política". Não deixa de ser. A questão da justiça dos governantes é o tema bastante meditado nos livros sapienciais a qual pertence o da Sabedoria.

O discurso sobre justiça está provocado pela  injustiça praticada por eles e os grupos influentes, (partidos na época). O livro aponta e lembra que qualquer pessoa que tem autoridades e governa tem como obrigação de exercer e garantir a justiça entre o povo. O poder que recebem, seja governantes ou reis, recebem de Deus a quem deverão prestar conta nesta vida e na outra. "Escutai Reis e entendei! Instruí-vos juízes  dos confins da terra! Prestar atenção vós que dominais a multidão  e vos orgulhais de ter muitos súditos. O domínio vos vem do Senhor é o poder,  do Altíssimo , que examina às vossas obras e sonda as vossas intenções, se pois não governareis retamente, não observastes a Lei (....) Ele cairá sobre vós, terrível, repentino....." Sab.6,1ss).

Como seria bom e proveitoso para os nossos candidatos para os postos chaves da nação,  lessem e refletissem sobre estes textos, e a nós também, para que tivéssemos a consciência a quem entregamos o poder.

Bom dia. Com a oração e a minha benção.

 ................

Dom Ceslau Stanula - Bispo Emérito da Diocese de Itabuna-BA, escritor, Membro da Academia Grapiúna de Letras-AGRAL

* * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário