Total de visualizações de página

terça-feira, 21 de agosto de 2018

ESCRITORA LORENA ZAGO APRESENTA 'O ACAMPAMENTO'


Publicado: 20 Agosto 2018
Por Shirley M. Cavalcante (SMC)

Margarida Lorena Zago (Lorena Zago) é pedagoga pela FUBR (Fundação Universidade Regional de Blumenau – SC); pós-graduada em Psicomotricidade e em Psicopedagogia pela UNIDAVI (Universidade Para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí – SC); mestranda em Educação pela UPAP (Universidade Politécnica e Artística Del Paraguay – PY);

parapsicóloga pelo Instituto de Parapsicologia e Ciências Mentais de Joinville, SC; presidente da Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina em Presidente Getúlio; membro do Conselho Estadual da Academia de Letras do Brasil Santa Catarina e membro do Conselho Superior Brasileiro da Academia de Letras do Brasil. Zago foi Secretária Municipal de Educação e Cultura no município de Presidente Getúlio por dez anos. É casada e tem três filhas e quatro netos.

“O objetivo principal deste conto tem como alicerce belíssimas lições de vida de um menino da cidade, contracenando com as belezas naturais de uma floresta que lhe é apresentada pelo avô, em um acampamento durante um fim de semana.”
Boa leitura!

Escritora Lorena Zago, é um prazer contarmos com a sua participação na revista Divulga Escritor. Conte-nos, o que a motivou a escrever “O Acampamento”?

Lorena Zago - Os personagens do conto “O Acampamento” são assíduos leitores dos contos que eu havia escrito anteriormente. Imbuídos em contribuir com as histórias infantis e deixando uma mensagem de fantasia mediada com a realidade aos leitores e a literatura infanto-juvenil, empenharam-se os meus personagens em contribuir com uma aventura de um fim de semana em busca de conhecimento no meio de uma floresta.

O que mais a atrai nos contos?

 Lorena Zago - O que mais me atrai nos contos infantis, infanto-juvenis e adultos é a possibilidade de viajar no fantasioso universo imaginário, deleitando-me com os cenários e personagens. Coloco-me em suas aventuras, sonhos e realidades. Sinto-os um a um e fico maravilhada com suas conquistas, aprendizagens, vivências, respeito, amor, carinho, amizades, diálogos e muito mais…

Vislumbro um universo familiar que aponta para a importância da união e desvelo entre os seres que compõem o seio familiar, tão importante para a formação dos cidadãos.

Apresente-nos “O Acampamento”.

Lorena Zago – “O Acampamento” é um conto que apresenta uma experiência fantástica de um avô e seu neto em busca de conhecimento em uma floresta. O objetivo principal deste conto tem como alicerce belíssimas lições de vida de um menino da cidade, contracenando com as belezas naturais de uma floresta que lhe é apresentada pelo avô, em um acampamento durante um fim de semana. Uma história que poderá ser lida por pessoas de oito a oitenta anos, servindo de lição para inúmeras famílias, primando por aprendizagens múltiplas no seio familiar.

Qual a mensagem que deseja transmitir ao leitor por meio da leitura desta obra literária?

Lorena Zago - O objetivo maior ao escrever contos infantis ou infanto-juvenis é a valorização das vivências saudáveis no seio familiar. Entendo ser este o núcleo mais efetivo e de suma importância para a constituição e contribuição na formação dos cidadãos e de suas personalidades. Os momentos saudáveis vivenciados com avós, pais, tios, professores e amigos ficarão registrados eternamente no baú da memória. Haveremos de dar o devido valor aos seres em construção e em evolução.

Qual o momento, enquanto escrevia “O Acampamento”, que mais chamou sua atenção?

Lorena Zago - Ao escrever “O Acampamento” inseri-me em cada momento vivenciado por seus pares. Senti-lhes a alegria desde a preparação dos pertences na noite anterior ao passeio, a felicidade de Marcos ao acordar na manhã seguinte, a chegada à casa do vovô José e finalmente a realização do grande sonho de um avô e de seu neto em busca do desconhecido em meio a uma floresta.

Para Marcos tudo era novo, e a expectativa o deixava eufórico.

A alegria dos pares, a cada novo movimento vivenciado, era imensurável!

Todos os momentos corroboravam para aprendizagens prazerosas, instigantes, coroados de amor, confiança e infinitos conhecimentos inimagináveis.

Marcos, seu avô José e seu pai, Lauro, viveram uma aventura belíssima em meio à natureza. Fauna e flora eram por demais lindas e contagiantes!

O que a escrita representa para você?

Lorena Zago - A escrita proporciona-me sonhar, viajar a lugares desconhecidos, transpor horizontes e fronteiras. Aguça o meu mundo interior, imaginário, permitindo-me desnudar minha alma, meus anseios, minhas frustrações, alegrias e superações. Dialogo com o desconhecido possibilitando-me o encontro com os leitores, dos quais, inúmeras vezes, recebo mensagens gratificantes. Isso me move a inserir-me cada vez mais na arte da escrita. O diálogo inimaginável é o maior retorno e estímulo que um escritor pode receber. Amo escrever!

Além de “O Acampamento”, você tem outras obras publicadas. Apresente-nos os títulos.

Lorena Zago - Tenho 8 obras publicadas e outras em andamento à espera de publicação, dentre as quais: contos infantis, infanto-juvenis, adultos, poemas, lendas e romances.
Publicadas: “A Borboleta Encantada no Jardim Secreto”, “A Canoa de Coqueiro”, “Tomy e a Princesa do Mar”, “Um Natal de Esplendor”, “Um Segredo Muito Sigiloso”, “O Acampamento”, “Poemas”, “Contos e Encantos I”, “Poemas, Contos e Encantos II”, em português, espanhol e alemão. Participo de inúmeras antologias e coletâneas.

Onde podemos comprar seus livros?

Lorena Zago - Meus livros podem ser adquiridos nas Livrarias Catarinense de Blumenau, Florianópolis, Itajaí, Joinville, Balneário Camboriú; Livrarias Curitiba; e na Central Livros em Rio do Sul, Blulivros em Blumenau, Analú Presentes em Presidente Getúlio e pelo Messenger no Facebook.

Quais os seus principais objetivos como escritora?

Lorena Zago - Como escritora meus principais objetivos estão alicerçados em mensagens de bem-estar, amor ao próximo e à natureza. Também pretendo vislumbrar superações apontando para a evolução dos seres. Meu diálogo pretende transcender o amor em dimensão maior. Sinto que há a necessidade se abrir as portas das memórias e dos corações, emanando ao mundo generosas doses de compreensões, diálogo e reflexões profundas, para amenizar ou até mesmo erradicar a necessidade do Ter pelo Ser. Primo pela mudança saudável e por um mundo mais humano!

Pois bem, estamos chegando ao fim da entrevista. Muito bom conhecer melhor a escritora Lorena Zago. Agradecemos sua participação na Revista Divulga Escritor. Que mensagem você deixa para nossos leitores?

Lorena Zago - Queridos leitores, honro-me com cada Ser que se dispuser a dialogar comigo nas linhas e entrelinhas dos meus escritos. Que as minhas mensagens possam servir para despertar momentos de reflexões, lazer e ações prazerosas a vocês, leitores, refletindo-se às pessoas e contextos de seu entorno. Um forte e carinhoso abraço literário de paz e luz!

Divulga Escritor, unindo você ao mundo através da Literatura


* * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário