Total de visualizações de página

segunda-feira, 27 de agosto de 2018

27 DE AGOSTO - DIA DE SANTA MÔNICA


Saiba mais sobre a vida de Santa Mônica - A Padroeira das mães cristãs

Em 27 de Agosto comemora-se o dia de Santa Mônica, famosa entre as mães cristãs pela sua perseverança, amor, devoção e fé. Ficou vários dias em oração para conseguir converter seu filho mais velho, Santo Agostinho, e com sucesso em seu pedido dedicou tudo para lhe ensinar o que aprendeu ao decorrer de sua vida.

Deus sabe o que cada filho precisa e deve encontrar na vida, e é baseado nisso que O procuramos para que seja feita a Vossa vontade. Um canal que transmite nossa energia ao encontro do Pai é o elo estabelecido por meio dos Salmos e orações.


História de Santa Mônica

Mônica nasceu em 332, na África. Filha de família abastada, foi criada por uma escrava. Segundo os manuscritos desde criança sempre foi muito religiosa e dedicava a vida sempre a ajudar os pobres com paciência, amor e carinho.

Mônica casou-se com Patrício, um nobre conhecido na época, mas infelizmente sofreu muito, porque ele era um homem rude e violento.

Após algum tempo, Mônica teve 3 filhos: Agostinho, Perpétua e Navigio. Mas Agostinho que era o mais velho, lhe causou muitas tristezas, isso porque ele não media suas ações e acabou sofrendo muito. Mônica, assistindo todas as atitudes do filho e não desistindo do poder de transformação que a oração traz, resolveu proibi-lo de entrar em casa. Mas mesmo assim ela nunca deixou de rezar pela conversão do filho.


Fé e perseverança

Mônica, com toda devoção e fé, rezou durante 30 dias pela conversão de Agostinho, e depois de muita perseverança, suas orações foram atendidas, e mais tarde seu filho mais velho se tornou o “Santo Agostinho”, que inclusive escreveu sobre a mãe:

“Ela foi o meu alicerce espiritual, que me conduziu em direção da fé verdadeira. Minha mãe foi a intermediária entre mim e Deus.”


Morte e Canonização

O falecimento de Mônica ocorreu no ano de 387, aos 56 anos. Mas só em 1420, que Papa Martinho V descobriu o paradeiro de seu corpo e o transportou para Roma.
Canonizada pelo Papa Alexandre III foi declarada como Padroeira das Mães Cristãs.
 ....

Oração a Santa Mônica pelo filho 

“Sob o peso do meu fardo corpóreo, volto-me a ti, querida Santa Monica, e peço tua ajuda e intercessão.
Do teu lugar no céu, imploro que olhes pelo meu filho (NOME), que perdeu-se na fé e em tudo o que tentamos ensinar-lhe.
Eu sei, querida Mônica, que nossos filhos não pertencem a nós, mas a Deus, e que Deus muitas vezes permite que eles se percam para que isso seja parte de sua jornada em direção a Ele.

Seu filho, Agostinho, também se perdeu; mas encontrou a fé e chegou a acreditar e, nessa crença, tornou-se um verdadeiro professor.

Ajuda-me, portanto, a ter paciência e a acreditar que todas as coisas – inclusive esse movimento decepcionante longe da fé – acontecem de acordo com os propósitos de Deus.

Por causa da alma do meu filho, oro para entender e confiar nisso. Santa Mônica, por favor, ensina-me a persistir fiel na oração, como tu fizeste pelo bem de seu filho. Inspira-me para que eu me comporte de maneira a não afastar o meu filho de Cristo, mas apenas o conduza gentilmente em direção à Sua luz maravilhosa.

Por favor, ensina-me o que sabes sobre este doloroso mistério de separação, reconciliação e reorientação de nossos filhos para o céu.

Ó Santa Mônica, santa das mães, amante de Cristo e da Sua Igreja, roga por mim e por meu filho [Nome], para que possamos ganhar o céu, juntarmo-nos a ti e oferecermos um constante e agradecido louvor a Deus.

Amém.”
 ....

Aclamações para Santa Mônica

“Com vossas lágrimas de amor,
Mãe do grande Agostinho,
destes à Igreja um Doutor,
destes ao céu um serafim.
Salve a vós, mulher bendita,
muda e só em vosso quebranto,
que pressagiastes com vosso pranto
novos triunfos da Cruz!
Cada lágrima que rola
por vosso pálido semblante
é um reflexo radiante
do sol da eterna luz.
Com vossas lágrimas de amor…
Como solo lamentador
de tortura solitária,
suba ao céu vossa prece
do vale da dor;
Deus vos escuta, e os vossos frutos,
do poder de Deus,
cai um gigante rendido:
e é o filho de vosso amor!
Com vossas lágrimas de amor…”




* * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário