Total de visualizações de página

domingo, 6 de maio de 2018

EM ENTREVISTA SEVERIANA PAULINO RODRIGUES APRESENTA 'CAMINHOS CRUZADOS'


Por Shirley M. Cavalcante (SMC)

Severiana Paulino Rodrigues (Séve), nascida em Águas de Santa Bárbara (SP),reside e trabalha em Iaras (SP). Pedagoga na Fundação CASA, graduada em Pedagogia pela FREA (Fundação Regional Educacional de Avaré), Faculdade de Ciências e Letras de Avaré, (1997), pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela FSP- Faculdade Sudoeste Paulista  Avaré (SP), (2010).

Desde 2008, participa como escritora quando teve selecionada num concurso cultural a sua carta de combate ao racismo, que foi publicada no livro “Racismo: São Paulo Fala”. Cartas selecionadas da campanha cultural 120 Anos de Abolição –“Racismo: Se você não fala, quem vai falar?”,lançado pela Ipsis Gráfica e Editora, 2008. Participação na Bienal do Livro por meio das Palavras Abraçadas (poesias), 2016. Participação no livro de Antologia Poética O Diário das Almas Femininas (2015) e O Poeta do Divã (2016), ambos lançados pela editora Sanches 2016. Participação no Projeto “Platinum do I ao  XXI ”– (poesias, 2016) – Bookess Editora. Lançamento do livro “Caminhos Cruzados” (Livro de própria autoria) - (poesias, 2016) – Bookess Editora. Participação na publicação como organizadora, revisão técnica e ortográfica do Livro Degradê das Grandes (Poesias, 2016) – Bookess Editora.Participação no 3º FLAL (Festival de Literatura e Artes Literárias) online no Facebook. Edição Especial de Primavera / Destinado exclusivamente para a literatura de língua portuguesa para escritores, leitores, editores e profissionais da área técnica literária – 2016. Participação no 4º FLAL (Festival de Literatura e Artes Literárias) Edição Arte e Estilo online no Facebook. Edição Especial de Primavera destinado exclusivamente para a literatura de língua portuguesa  para escritores, leitores, editores e profissionais da área técnica literária – 2017. Participação no Projeto “Ofício da Alma II, (poesias, 2018) – Bookess Editora. Classificação no Concurso Nacional Novos Poetas Poetize, 2018. Palestrante em diversas áreas.Participação em livros de outros escritores(as). Revisora Técnica e Ortográfica de textos para outros escritores(as). Palestrante na área da Arte Literária (Projeto de Incentivo à Leitura e à Escrita). Administradora de várias páginas na internet e grupos de diversos assuntos e temas, com exclusividade para assuntos ligados à cultura, educação, políticas públicas e literatura.

“Simplesmente vidas, coisas e pessoas que cruzaram o meu caminho e que de alguma forma ou modo participam ou participaram da minha vida. Por isso o título “Caminhos Cruzados”.”
Boa Leitura!

Escritora Severiana Rodrigues, é um prazer contamos com a sua participação na revista Divulga Escritor. Conte-nos, o que a motivou a ter gosto pela arte de escrever?

Severiana Rodrigues - Muito obrigada pela oportunidade. Sou toda gratidão. Na verdade, o que me motivou a escrever foi descobrir como as letras têm um poder mágico de transformar as palavras. Escrever é algo incrível e formidável!

Como foi a seleção dos textos para compor “Caminhos Cruzados”?

Severiana Rodrigues - Escrevi de acordo com os temas que iam surgindo e que me inspirava no momento.

Quais critérios foram utilizados para escolha do título?

Severiana Rodrigues - Simplesmente vidas, coisas e pessoas que cruzaram o meu caminho e que de alguma forma ou modo participam ou participaram da minha vida. Por isso o título “Caminhos Cruzados”.

Quais temáticas estão sendo abordadas nesta obra literária?

Severiana Rodrigues - Amor, mãe, namoro, profissão, filhos, talento, pessoas, características, sentimentos, política, enfim… sou muito eclética, no entanto abordo temas do dia a dia.

Apresente-nos um dos textos publicados em “Caminhos Cruzados”.

Cada Pessoa

Cada pessoa é bela
É um ser humano único
Cada qual com o seu jeito
Com a sua habilidade
Cada pessoa tem a sua frustração
Possui a sua neurose
Se rasga na criatividade
E define sua identidade
Cada pessoa tem dentro de si
Sua inocência
Sua timidez
Cada pessoa esbanja charme
Genialidade
Solidariedade

Sabemos que cada texto é um pedacinho do autor. Comente um pouco sobre o momento da escrita deste texto, em que momento o texto foi escrito?

Severiana Rodrigues - Este texto foi escrito no momento em que eu presenciei a falta de respeito de um superior ao seu subordinado, a arrogância e a prepotência de como tratou o subordinado, então eu escrevi sobre cada pessoa. Foi oportuno o momento para que eu pudesse escrever e relatar o meu sentimento.

O que mais a inspira a escrever?

Severiana Rodrigues - A vida, o amor, o céu, as estrelas, tudo à minha volta me inspira e me faz escrever.

Onde podemos comprar o seu livro?

Quais os seus principais objetivos como escritora?

Severiana Rodrigues - Divulgar a leitura e a escrita e incentivar essa geração “made in celular”versustecnologia a importância do ler e escrever para as nossas vidas.

Pois bem, estamos chegando ao fim da entrevista. Muito bom conhecer melhor a escritora Severiana Paulino Rodrigues. Agradecemos sua participação na Revista Divulga Escritor. Que mensagem você deixa para nossos leitores?

Severiana Rodrigues - Eu que agradeço por poder participar de um projeto tão grandioso e parabenizo toda a equipe pela criação e divulgação deste incrível projeto.
Que não devemos nunca desistir de nossos sonhos, devemos correr atrás de nossos objetivos com garra, força e coragem, pois através da persistência alcançaremos o topo!
Leiam meu livro! Divulguem o meu trabalho! Conto com vocês! Abraço fraternal a todos. Severiana (Séve).

Divulga Escritor, unindo você ao mundo através da Literatura
Todas nossas publicações podem ser publicadas em sites, blogs... de editores, profissionais que desejem compartilhar literatura. A todos o nosso muito obrigado!
--
Facebook Divulga Escritor
https://www.facebook.com/DivulgaEscritor/

* * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário