Total de visualizações de página

domingo, 1 de abril de 2018

EXAUSTÃO - Francisco do Espirito Santo Neto


Exaustão

Teu cansaço ou fraqueza é fruto da tua falta de limites.  O “excesso de bagagem” que carregas e que torna tua vida mais pesada se deve à suposta necessidade de exagerado controle das coisas e das pessoas e à falsa ideia de que és superior em tudo o que fazes.

Tua ansiedade te leva a fazer ou a resolver as coisas imediatamente.  O que poderias executar em um dia queres fazer em instantes.

Teu perfeccionismo impõe-te realizar tarefas impecáveis, quando poderias fazê-las com esmero, mas não com perfeição.  Ao invés de viveres cada dia como uma alegre e fascinante viagem de aprendizado, tomas a vida como uma expedição cansativa e constrangedora, com metas inatingíveis.  O perfeccionismo é inimigo de tua paz interior.

Tua insegurança te induz a concretizar feitos e eventos, não para tua realização interior, e sim para receberes aplausos exteriores.   A necessidade de te sentires superior te traz um elevado dispêndio de energia emocional.

Tua baixa estima te leva aos pícaros do exagero em produzir cada vez mais.  Por sentires menos que os outros, tendes a compensar tua auto desconsideração tentando fazer diversas coisas ao mesmo tempo.  A preocupação com o julgamento dos outros  te faz “tropeçar” nas estradas da vida.

Tua exaustão não é produto de teu trabalho no bem, nem perda energética na doação de forcas ao edifício do Cristo, mas produto do teu “ego onipotente”, que acredita que tudo pode, tudo faz e tudo deve ver.

No labor cristão, felizmente, o esforço e o desgaste são restaurados, a criatura se alimenta energeticamente.  Entra em contato com seus potenciais internos e, a partir daí, sente os prazeres da alma.  A respeito disso escreve Paulo de Tarso:  “por isto, eu me comprazo nas fraquezas, nos opróbrios, nas necessidades, nas angústias por causa de Cristo.  Pois quando sou fraco, então é que sou forte”.

Portanto, tem calma.  Calma não é lentidão ou desleixo.  É, antes de tudo, conquista de quem aprendeu que o Criador sempre faz a sua parte, esperando que a criatura, igualmente, faca a sua.  Lembra-te de que a tua parte é uma pequena parcela que deve ser retirada de tuas forcas e utilizada de conformidade com teus limites, ou seja, proporcionalmente a tuas conquistas e possibilidades.

Livro: Um modo de entender uma nova forma de viver – Fco. do Espirito Santo Neto – ditado por Hammed


* * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário