Total de visualizações de página

quinta-feira, 1 de março de 2018

DOM CESLAU STANULA - O Magistério Extraordinário

28/02/2018

O Magistério Extraordinário



O Magistério Extraordinário, é exercido em situações especiais pelo Papa ou por todo o episcopado reunido com o Papa, num concilio ecumênico.

Quando trata das verdades referentes à fé e à moral as declarações do magistério extraordinário  são infalíveis. Nestes casos falamos que o papa e a Magistério da Igreja é infalível, porque expressa a fé de toda a Igreja, numa verdade revelada por Deus.

O Magistério Extraordinário proclama, caso necessário, dogmas de fé e se pronuncia nas declarações conciliares. Nestes casos, quando o Papa se pronuncia oficialmente, chamado ex-cathedra, ou junto com os bispos do mundo inteiro pelos Concílios, é infalível.

Então a infalibilidade do Papa não se refere às coisas temporais, politicas, econômicas, ecológicas, mas quando se pronuncia sobre a fé revelada por Deus na Bíblia ou na Tradição.

Com a benção e a oração; uma repousante noite de paz.

Dom Ceslau

===

01/03/2018
Concílio Ecumênico

Muito ouvimos falar, tantas vezes ouvimos citações nas pregações, palestras: Vaticano II disse isto, disse aquilo... Mas o que é o concilio ecumênico?

Um Concílio é uma reunião do Colégio Episcopal (o Papa e os bispos), com a possível participação de outras pessoas (membros da hierarquia, leigos e membros ouvintes de outras denominações religiosas) para tratar das questões pertinentes à Igreja.

O termo “ecumênico” quer significar que as decisões tomadas no Concílio dizem respeito às Igrejas espalhadas por toda terra. Assim, “ecumênico” quer significar universal.

Um Concílio participa do Magistério Extraordinário e goza da mesma força da infalibilidade papal. (Veja mais-Internet – Arquidiocese do Rio – Formação). 

Ao longo da história, já foram convocados 21 Concílios Ecumênicos.

Uma boa e repousante noite. Com a benção e a minha pobre oração.

Dom Ceslau

.......
Dom Ceslau Stanula – Bispo Emérito da Diocese de Itabuna-BA, escritor, Membro da Academia Grapiúna de Letras-AGRAL

* * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário