Total de visualizações de página

domingo, 21 de janeiro de 2018

DIÁLOGOS CONTEMPORÂNEOS ENTRE FILOSOFIA E EDUCAÇÃO

Por Shirley M. Cavalcante (SMC)

Nascido em Quatiguá (PR)e residente em Joaquim Távora no mesmo estado, Fabio A. Gabriel é formado em filosofia, teologia e pedagogia; é especialista em ética e mestre em educação. Trabalha como professor de filosofia na Rede Estadual do Paraná. É organizador do site Coletâneas Científicas, que reúne as obras que publicou e organizou

Trabalhou como professor de Filosofia na Universidade Estadual do Norte do Paraná e atualmente é doutorando em educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Dedica-se ao estudo sobre a relação entre filosofia e educação, ética e formação de professores de filosofia.

“O principal objetivo é a divulgação científica de resultados de pesquisas de autores de diversas instituições sobre as questões que relacionam filosofia e educação”

Boa Leitura!

Escritor Fábio A. Gabriel, é um prazer contarmos com a sua participação mais uma vez na revista Divulga Escritor. Conte-nos, como surgiu a obra “Diálogos contemporâneos entre Filosofia e Educação”?

Fábio A. Gabriel - Esta obra se insere num conjunto de obras que temos organizado sobre Filosofia e Educação, e surge com o intuito de agregar artigos que tematizem pesquisas sobre filosofia e educação na contemporaneidade. Conforme afirma o prefaciador professor Dr. Alfredo M.S. Júnior: “Esta volumosa obra tem como principal mérito apresentar contrapontos importantes entre o pensamento educacional de filósofos clássicos que influenciaram diretamente o sistema educacional na era moderna e contemporânea”.

Qual o conceito para os diálogos contemporâneos entre Filosofia e Educação?

Fábio A. Gabriel - Acreditamos que filosofia e educação se influenciam diretamente desde o berço na Grécia. As concepções de educação estão relacionadas com o pensamento de algum filósofo, que contribui para se pensar um modo de educar. Esta obra é uma continuação de “Filosofia e educação: um diálogo entre os saberes”, e “Filosofia e educação: um diálogo entre os saberes na contemporaneidade”, ambos editados pela Editora Multifoco.

Quais os principais objetivos a serem alcançados com a publicação da obra?

Fábio A. Gabriel - O principal objetivo é a divulgação científica de resultados de pesquisas de autores de diversas instituições sobre as questões que relacionam filosofia e educação.

Quais temáticas estão sendo abordadas?

Fábio A. Gabriel - O livro está dividido em 3 partes: Parte I- Ensaios filosóficos; Parte II- Ensaios sobre ensino de filosofia; Parte III- Ensaios Educacionais e afins.

Apresente-nos alguns títulos dos artigos apresentados.

Fábio A. Gabriel - Apresento os três primeiros de cada parte. Parte I: Gadamer: hermenêutica filosófica, diálogo e educação; Inversão dos valores em Nietzsche; O ensino da virtude na metafísica dos costumes, de Immanuel Kant; Parte II: Filosofia no ensino médio: uma experiência bilíngue; Possibilidades do Cinema para o ensino de Filosofia; Deleuze e o ensino de filosofia: um conceito ou uma experiência? Parte III: As tendências das pesquisas sobre identidade profissional docente; Educação e ética na teoria analítico-comportamental; Inclusão Digital de alunos especiais no Ensino Superior.

A quem você indica a leitura?

Fábio A. Gabriel - Indico a leitura a todo aquele que deseje aprofundar-se no diálogo entre filosofia e educação; e conforme apresentamos, também discutir, como é apresentado na segunda parte do livro, a temática ensino de filosofia.

Professor Fábio, onde podemos comprar o livro?

Fábio A. Gabriel - Pode ser adquirido pelo site da editora Multifoco, no link: https://editoramultifoco.com.br/loja/product/dialogos-contemporeneos-entre-filosofia-e-educacao/ .

Além deste, você tem outros livros publicados. Apresente-nos os títulos.

Fábio A. Gabriel - As capas dos livros que já publiquei podem ser visualizadas no meu site:www.fabioantoniogabriel.com. Os títulos são: “A aula de filosofia enquanto experiência filosófica”; “Estudos em Linguagens I e II”; “Pesquisas em Linguagens I, II e III”; “Educação contemporânea em Perspectiva”; “Diálogos Interdisciplinares entre Filosofia e Ciências Humanas”; “Filosofia e educação: um diálogo necessário”; “Filosofia e educação: um diálogo entre saberes na contemporaneidade”; “Ensaios Filosóficos”; “Fundamentos Epistemológicos da Educação” e “Possíveis caminhos na formação de professores”.

Como proceder para conhecer melhor o seu trabalho literário?

Fábio A. Gabriel - Minhas obras não são bem literárias, são mais científicas; e para conhecê-las o leitor poderá visitar meu site:www.fabioantoniogabriel.com . Além dos livros, o leitor encontrará artigos que publiquei em revistas qualificadas sobre filosofia e seu ensino.
Sou organizador do site:http://www.coletaneascientificas.com/

Pois bem, professor Fábio Gabriel, estamos chegando ao fim da entrevista. Muito bom conhecer melhor “Diálogos contemporâneos entre Filosofia e Educação” e um pouco mais de sua brilhante trajetória literária. Agradecemos sua participação na Revista Divulga Escritor. Que mensagem você deixa para nossos leitores?

Fábio A. Gabriel - Como estamos iniciando um novo ano, quero desejar a todos os leitores um ano cheio de realizações e que nossos governantes tenham a sensibilidade de olhar para os mais desfavorecidos da sociedade, os quais padecem de tantas formas, e que o leitor que nos acompanha possa ler bons livros ao longo deste ano.

Divulga Escritor, unindo você ao mundo através da Literatura



* * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário