Total de visualizações de página

quarta-feira, 22 de novembro de 2017

DOM CESLAU STANULA Reflexões - Verdades escatológicas (II)

17/11/2017

A Igreja afirma a existência do inferno.

Mas perguntamos: neste caso, onde está a Misericórdia de Deus?
Deus é infinitamente misericordioso. A misericórdia de Deus quer que “ninguém se perca, mas que todos venham a converter-se" (2 Pd. 3,9). 

Mas Deus não impõe a sua misericórdia ou o seu perdão a quem não a quer receber. Deus não obriga ao homem a amá-lo. Nisto consiste precisamente a grandeza e a nobreza de Deus. Ele não violenta nem força a criatura a se abrir para a misericórdia. O criou livre, e respeita a sua liberdade. Respeita a sua decisão até de O rejeitar.

A morte fixa o ser humano em sua última opção, de modo que após a morte ninguém pode mudar suas atitudes.
A Igreja confirma, como verdade de fé, a existência do inferno, mas não confirma se alguém está condenado.

E pensamos em Judas que traiu Jesus, ("Melhor seria para aquele homem não ter nascido",Mt. 26.24) e tantos outros notoriamente criminosos como Stalin, Hitler e outros? Não estão condenados? A Igreja não confirma. Tudo isto  está no coração da misteriosa Misericórdia de Deus.
Rezemos para que sempre estejamos abertos a receber a misericórdia de Deus e nos livraremos do inferno. Isto nos garante Jesus. 

Estas reflexões, por mais que tristes, mas não nos atingem se o nosso bem querer está voltado para Deus.
Maria, a nossa Mãe querida também intercede por nós. Mas a última decisão é a nossa. Por isso rezemos pela graça de perseverança.
Com a benção e a minha humilde oração.

Dom Ceslau.

 -----
18/11/2017

A Escatologia coletiva estuda a segunda vinda do Senhor, chamada, da palavra grega, Parusia e o Juízo Final. Ele virá para julgar este mundo, e a história será encerrada por Deus e em Deus.
O Juízo final não cancela o particular, apenas o completa, na medida em que o mesmo julgamento, que já foi particular, agora se tornará público. Quando isto acontecerá?
 
Só o Pai conhece a hora e o dia desse Juízo (Mt.24,36; Mc 13,32). Por meio de seu Filho, Jesus Cristo, Ele pronunciará então sua palavra definitiva sobre a história. Conheceremos então o sentido último de toda a obra da criação e compreenderemos os caminhos admiráveis pelos quais sua providência terá conduzido tudo para seu fim último.

O Juízo Final revelará que a justiça de Deus triunfa sobre todas as injustiças cometidas por suas criaturas e que seu amor é mais forte que a morte.

A mensagem do Juízo Final é apelo à conversão enquanto Deus ainda dá aos homens “o tempo favorável, o tempo da salvação” (2Cor 6,2). (Veja o Catecismo Católico 1040 e 1042).

Pensamento: Devemos louvar a Deus por nos ter revelado estas coisas para o nosso bem.
Uma boa e Santa Noite. Com a benção e constante oração.

Dom Ceslau.

-----
20/11/2017

Ressurreição

Já na morte, pelo juízo individual cada pessoa tem definido o seu destino essencial. Mas aguarda, contudo, a consumação individual e social de sua vocação, a realizar-se na ressurreição da carne.
No Novo Testamento está nitidamente afirmada a ressurreição geral, imediatamente antes do juízo coletivo dos vivos e dos mortos. Temos os inúmeros textos do Novo Testamento que o afirmam. (J.5,28; J. 11,24s; Lc.14,14, Mt. 22,23ss; etc).

Mas da ressurreição gloriosa, bem-aventurada, que mais falam os textos sagrados. O significado teológico da ressurreição gloriosa e a manifestação plena da redenção operada por Cristo. Quem não aceita a verdade que Cristo Ressuscitou não aceita a possibilidade da nossa ressurreição gloriosa. Mas também, neste caso, não conseguirá superar, compreender o mistério da dor e da morte. Pois esta, fora do Evangelho de Cristo nos esmaga” como afirma o doc. Vat. II sobre O Mundo de Hoje, (G.S.22).

Como será o corpo ressuscitado? A revelação divina nos atesta que vai ser glorificado e já para sempre livre da dor, imperfeições e de toda limitação. (Filip. 3.20,21). “Corpo glorificado” significa que continuaremos com nosso corpo, mas num estado de glória. (1 Cor.15. 42-44).

Esta verdade nos anima e motiva para viver e fazer o bem.
Com a minha benção e humilde oração.


Dom Ceslau.


Enviado do meu smartphone Samsung Galaxy.
------------ 
Dom Ceslau Stanula – Bispo Emérito da Diocese de Itabuna-BA, escritor, Membro da Academia Grapiúna de Letras-AGRAL

* * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário