Total de visualizações de página

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

DOM CESLAU STANULA Reflexões - Catecismo da Igreja Católica

03/11/2017

O Catecismo da Igreja Católica ensina: “Pela morte a alma é separada do corpo, mas na ressurreição Deus restituirá a vida incorruptível ao nosso corpo transformado, unindo-o novamente a nossa alma. Assim como Cristo ressuscitou e vive para sempre, todos nós ressuscitaremos no último dia” (1016).

 A única certeza que temos ao nascer, é que no devido tempo, passaremos desta vida para a outra, atravessando pela porta da morte. Esta passagem nos entristece e traumatiza. O consolo vem da fé. A fé nos dá a certeza da vida eterna, porque esta vem do próprio Filho de Deus. (1 Cor. 15,44).

 (Leia também o Jó. “... na minha carne eu verei a Deus, Eu mesmo  o verei, os meus olhos  o contemplarão, e não os olhos dos outros”19,23-27).

Para mim, o mais evidente e mais convincente argumento pela existência da vida eterna é o episódio da Ressurreição do Lázaro. Que lindo e revelador é o diálogo de Marta com Jesus: “Eu sou a ressurreição. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá. E quem vive e crê em mim jamais morrerá. Crês nisto? Disse ela: Sim Senhor, eu creio que tu és o Cristo, Filho de Deus que vem ao mundo” (J.11,25-27). Ela responde que já não só crê na vida eterna, mas que Cristo e o Filho de Deus, e isto já para ela é o suficiente para acreditar.

 Que linda a fé de Marta! (Aconselho ler o capítulo 11 do Ev. de São João).

Questionamento:
Eu creio mesmo, como Marta, nestas verdades?

Com a proteção dos Anjos e a benção. Dom Ceslau.

=====

06/11/2017

*O Juízo particular*. O que é?

O Catecismo da Igreja Católica ensina: “Cada pessoa recebe em sua alma imortal a retribuição eterna a partir do momento da morte, num Juízo particular que coloca a sua vida em relação à vida de Cristo, seja por meio de uma purificação, seja para entrar de imediato na felicidade do céu, seja para condenar-se de imediato para sempre” (1022).

O Juízo Particular ocorre imediatamente após a morte, e define o destino da alma, ou o céu ou o período de purificação ou definitivamente condenação eterna. Mas não pensemos que haverá o Juiz, advogado da defesa ou de condenação. A alma, naquele instante se “verá”, com os olhos do espirito, na presença de Deus e perceberá que só Nele está a sua plena realização pessoal, a felicidade cabal. Terá a nítida consciência do que foi a sua vida terrestre, e assim, se sentirá irresistivelmente impelida para junto de Deus (Céu), ou para longe da sua presença (Inferno) ou ainda para um estágio de purificação (Purgatório).

Nós construímos o nosso futuro eterno com o material que mandamos durante a vida aos céus. Com as boas, a felicidade, com más, a infelicidade e condenação.

Reflexão: com que material construo a minha felicidade eterna?

Com a minha benção e oração; Dom Ceslau.
====
07/11/2017

O Purgatório.

O Catecismo nos diz: “Os que morreram na graça e na amizade de Deus, mas não estão completamente purificados, embora tenham garantida sua salvação eterna, passam, após sua morte, por uma purificação, a fim de obter a santidade necessária para entrar na alegria dos céus” (1030).

O Purgatório não é o lugar, mas estado da alma. A alma perceberá a perfeição de Deus, terá um desejo tão intenso de se unir com Ele, e ao mesmo tempo perceberá que as suas imperfeições a impedem a imediata união com Ele, e isto lhe causará o sofrimento. Este desejo de se unir com o Amor será tão intenso, mas tão intenso, como se fosse o “fogo” que queima e purifica, expurga as más tendências e fortalece o seu amor.

A intensidade do desejo da alma de se unir com o seu amado se pode comparar com anos de fogo purificador. Claro que tudo isto acontecerá num instante, porque em Deus não existe o tempo. Para Deus tudo é o “agora”. Isto é o purgatório. Nós podemos ajudar as almas pela oração.  (Veremos a seguir).

Reflexão: Podemos livrar-nos do purgatório praticando o amor para com o próximo. (Tg 5,20; 1Pd 4,8).

Um boa noite. Com a benção e minha oração. Dom Ceslau.


Dom Ceslau Stanula, bispo emérito da Diocese de Itabuna/BA, escritor, membro da Academia Grapiúna de Letras-AGRAL
---

Enviado do meu smartphone Samsung Galaxy.

* * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário